De sistemas de rega eficientes a sensores de imagem que detetam irregularidades no trânsito, passando por cirurgias remotas ou pela gestão inteligente da carga portuária, foram muitas as tecnologias que as redes 5G trouxeram para Portugal. O Portal 5G selecionou 10 inovações que se destacaram este ano nas indústrias, hospitais, empresas ou cidades portuguesas. É uma boa forma de nos despedirmos de 2022 e de desejar também que as comunicações móveis de última geração continuem em 2023 a contribuir para o progresso e bem-estar de todos.
A primeira loja com Realidade Aumentada
Data: março 2022
Tecnologia 5G: provadores virtuais
Localização: NorteShopping de Matosinhos
A marca de roupa infantil Zippy inaugurou a primeira loja 5G em Portugal. Entre os meses de março e abril de 2022, quem foi ao NorteShopping de Matosinhos teve oportunidade de experimentar os provadores virtuais com projeções de vestuário em 3D. Usando óculos de Realidade Aumentada, os clientes puderam ver em tempo real como cada peça assentava no corpo. O catálogo virtual desenvolvido entre a NOS e a startup madeirense Dimmersions foi apresentado como uma montra tecnológica que pode ser aplicada em outras áreas como o mobiliário, permitindo demonstrar virtualmente produtos de grandes volumes sem necessidade de deslocações.
Soluções 5G na vinicultura
Data: abril 2022
Tecnologia 5G: redes 5G, drones, sensores e satélites
Localização: região Centro
O projeto AI+green, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e liderado pelo Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, explorou soluções de agricultura de precisão na gestão agrícola de três propriedades vitivinícolas da região Centro – Bairrada, Valdoeiro (Mealhada) e Quinta de Baixo (Cantanhede).
Satélites, drones e tratores equipados com sensores foram algumas das tecnologias que, conectadas às redes 5G, permitiram conhecer em tempo real as características do solo e das culturas, tais como carência ou excesso de água, estimativas precisas sobre a produção da próxima vindima ou presença de doenças em estádios precoces. A recolha de informação serviu para os agricultores tomarem decisões atempadas com vista a combater pragas, reduzir o uso de pesticidas e de recursos hídricos, eliminar desperdícios ou rentabilizar as operações agrícolas.
A primeira cirurgia remota
Data: maio 2022
Tecnologia 5G: Realidade Virtual e Aumentada
Localização: Fundação Champalimaud (Lisboa)
As redes 5G permitiram que um cirurgião português, em Lisboa, fosse assistido em tempo-real por um colega, em Zaragoza, numa operação inédita a uma paciente com cancro da mama. A cirurgia decorreu na Unidade da Mama da Fundação Champalimaud, em Lisboa, e foi acompanhada em tempo-real no palco do Congresso da Associação Espanhola dos Cirurgiões da Mama, na Faculdade de Medicina de Zaragoza, em Espanha.
Óculos de realidade mista Hololens 2, ligados a um smartphone 5G, permitiram ao médico português ver a paciente deitada na mesa de operações e, simultaneamente, ter acesso às indicações fornecidas pelo cirurgião espanhol. Em Zaragoza, o cirurgião espanhol usou um laptop ligado aos óculos do colega português, através do qual conseguiu ver as imagens do bloco operatório e dar indicações sobre procedimentos a serem adotados na Unidade da Mama da Fundação Champalimaud.
Monitorização do trânsito e recolha inteligente de resíduos urbanos
Data: maio 2022
Tecnologia 5G: Sensores 5G
Localização: Barreiro
Inserido no programa “Cidade 5G do Barreiro”, o município instalou sensores de imagem com capacidade vídeo-analítica entre a Avenida Parque da Cidade e a Praceta Arsénio Duarte para monitorizar o trânsito. Os dados recolhidos permitiram criar alarmes para corrigir diferentes situações irregulares como veículos em contramão, ultrapassagens em traços contínuos, inversões de sentido de marcha em locais proibidos, travessias de peões fora da passadeira ou o uso indevido da faixa da ciclovia.
A autarquia implementou também uma solução inteligente de recolha de resíduos biológicos suportado em sensores instalados nos contentores de lixo. Os dispositivos estão programados para medir o nível de enchimento de cada contentor, permitindo à frota de camiões definir a rota mais eficiente para recolher os resíduos. Prevê-se, com este modelo de gestão, uma poupança de cerca de 20% de combustível e um corte de mais de 40% nos custos operacionais.
Comunicações 5G para a Agência Espacial Europeia
Data: maio 2022
Tecnologia 5G: comunicações 5G para satélites LEO
Localização: Castelo Branco
A Allbesmart, startup criada por um grupo de investigação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, faz parte de um consórcio europeu que ganhou um contrato da Agência Espacial Europeia (ESA) para desenvolver tecnologia de comunicações 5G destinada a satélites de baixa altitude (LEO – Low Earth Orbit).
A empresa está a trabalhar em parceria com o centro de investigação alemão Fraunhofer no desenvolvimento do software que gere a transferência da ligação de dados entre satélites, denominado de “handover”. O objetivo passa por providenciar um serviço de conectividade 5G capaz de alcançar as zonas rurais, onde a cobertura rádio móvel é deficitária. Espera-se que, a partir de 2025, já seja possível disponibilizar serviços comerciais 5G satélite.
Gestão inteligente da carga portuária
Data: junho 2022
Tecnologia 5G: Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Inteligência Artificial e Gémeos Digitais
Localização: Porto de Aveiro
O Porto de Aveiro implementou uma prova de conceito, assente numa rede privada de última geração, que lhe permite monitorizar e gerir a carga através de réplicas digitais e aplicações de Realidade Aumentada e Virtual. Os operadores podem identificar, em tempo real, a posição de toda a carga numa área designada do terminal. Recorrendo a um Expert System e a tablets com Realidade Aumentada, poderão também guiar as operações de carga e armazenamento dos fretes.
Uma terceira inovação é um gémeo digital, uma réplica do terminal em tempo real construída com informações recolhidas a partir da carga, do plano de carga, dos fretes e dos veículos. Além de usar um algoritmo logístico especializado para organizar e posicionar os fretes, é possível ainda simular, com recurso a óculos de Realidade Virtual, uma operação de carga completa, verificando fretes e a sua posição e definindo a melhor estratégia para a operação. Estas inovações tecnológicas contribuem também para reduzir a pegada ambiental das atividades e melhorar a eficiência, a segurança e rentabilidade das operações.
Ligações remotas de vídeo em alta-definição
Data: junho 2022
Tecnologia 5G: smartglasses e hotspots 5G
Localização: Hospital do Funchal, Madeira
O Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, conta desde o verão com uma solução 5G que estabelece ligações remotas de vídeo em alta-definição, permitindo a comunicação entre dois profissionais de saúde localizados em diferentes pontos do país. O sistema é composto por dois smartglasses e dois hotspots 5G, possibilitando ao hospital recorrer a um apoio especializado em qualquer altura. A tecnologia facilita ainda a monitorização dos processos clínicos com assistência remota e em tempo real, podendo ser também usada na formação e treino de médicos e enfermeiros.
Soluções inovadoras para a indústria portuguesa
Data: julho 2022
Tecnologia 5G: Robótica, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Virtual
Localização: Aveiro e Ovar
5G, Robótica, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Virtual são algumas das alavancas tecnológicas usadas pelo consórcio Augmanity para impulsionar a competitividade da indústria nacional. De entre as iniciativas de inovação, reveladas pelo grupo de 15 empresas, destacam-se os equipamentos exclusivamente desenhados para redes de quinta geração, máquinas com inteligência para prevenir falhas e avarias técnicas, passando por exoesqueletos que auxiliam em tarefas exigentes.
A primeira viagem de condução autónoma
Data: setembro 2022
Tecnologia 5G: redes 5G, sensores 5G e Realidade Virtual
Localização: Valença e Tui
Um minibus sem condutor e com passageiros atravessou, em meados de setembro, a ponte antiga entre Tui e Valença, assinalando a primeira viagem autónoma entre Portugal e Espanha. A iniciativa inseriu-se no projeto 5G-Mobix, financiada pela União Europeia (2018-2022) no âmbito do programa Horizonte 2020.
Rega inteligente 5G
Data: outubro 2022
Tecnologia 5G: sensores 5G
Localização: Pombal
O município de Pombal implementou um sistema de rega inteligente 5G para otimizar o uso da água nos jardins públicos do concelho. O programa cruza as informações sobre condições meteorológicas e necessidades hídricas do solo para determinar os melhores períodos de irrigação. Monitorizando o desempenho do sistema à distância através de computador ou de smartphone, a solução permite ao município poupar cerca de 30% de água e de energia.