e-Saúde
Devido às suas carateristicas, o 5G irá permitir utilizar a rede móvel de formas que não eram possíveis com as redes móveis anteriores. A título de exemplo, prevê-se que o 5G venha a viabilizar os seguintes serviços:
- Tratamento mais rápido dos doentes, através do cruzamento de dados clínicos e provenientes de diferentes dispositivos e medicação inteligente.
- Telemedicina, com o melhoramento do acompanhamento da situação clínica das pessoas através da monitorização remota de dados de saúde e bem-estar, usando equipamentos sem fios.
- Aumento da eficiência de atendimento de casos de emergência, nomeadamente através de ambulâncias com equipamentos ligados constantemente à internet.
- Ações de formação em cirurgia com recurso a realidade virtual e aumentada, agilizando o processo de aprendizagem dos novos médicos.
- Telecirurgia sem fios, agilizando operações para pacientes em locais remotos.
- Ambulâncias 5G, permitindo contacto mais rápido entre médico e paciente, diretamente a partir da ambulância, assim como a informação sobre o paciente aos técnicos hospitalares na ambulância, permitindo um tratamento mais personalizado.
Saúde






Primeiro hospital 5G do país | Hospital da Luz Lisboa
O Hospital da Luz Lisboa é a “primeira infraestrutura de saúde” com 5G em Portugal, resultado da parceria entre o Grupo Luz Saúde e a NOS e de um investimento que se estima vir a ser superior a 50 mil euros, como disse à Lusa o administrador executivo da NOS, Manuel Ramalho Eanes.
Esta parceria permitiu potenciar avanços tecnológicos nos cuidados de saúde e na investigação médica, ao nível de toda a estrutura de apoio do Hospital da Luz Lisboa, naquele que é o maior centro de simulação médica do país e que, brevemente, começará a receber alunos de medicina.
Na apresentação do primeiro hospital 5G em Portugal, foi demonstrado o potencial desta tecnologia com aplicações de Realidade Virtual e Aumentada, na formação médica e treino hospitalar. Numa fase inicial, com estas tecnologias será possível criar novos cenários e ambientes virtuais para formação, diagnóstico e tratamento.
As mesmas tecnologias serão utilizadas nos cuidados paliativos do hospital, como complemento às terapias habituais, seja numa lógica de tranquilização, como de estímulo sensorial.
Espera-se que o 5G venha a permitir também uma maior agilidade no funcionamento operacional e técnico do hospital, otimizando custos e tempo, e melhorando o serviço prestado. Saiba mais no comunicado de imprensa da NOS e do Grupo Luz Saúde sobre o primeiro hospital 5G em Portugal.
Ambulâncias 5G
Mas não é só nos hospitais que o 5G poderá ajudar em termos de apoio à saúde.
A preparação de ambulâncias com equipamentos 5G é outro desses exemplos, permitindo contacto (quase) direto entre o paciente que está a receber apoio fora de um hospital e um médico hospitalar. Foi para demonstrar de que forma a rede móvel 5G vai poder apoiar as equipas médicas em situações de emergência que a Cruz Vermelha Portuguesa, a Altran Portugal e a Vodafone Portugal efetuaram uma simulação de emergência.
Segundo o Dr. Gonçalo Orfão, Coordenador Nacional de Emergência Médica da Cruz Vermelha Portuguesa, as ambulâncias com equipamentos 5G permitirão a troca em tempo real de informação clínica entre o hospital e a ambulâncias sobre o paciente, permitindo preparar a terapêutica do paciente mesmo antes de este chegar ao hospital, assim como criar um tratamento personalizado antecipadamente logo desde a ambulância.
Já a Dra. Filipa Barros, especialista de emergência médica e cuidados intensivos do INEM, destaca a cobertura, a estabilidade do sinal de rede e a rapidez com que se troca informação entre a ambulância e os hospitais como os pilares essenciais – só através destes é possível troca parâmetros vitais diretamente dos equipamentos de medição para o computador da ambulância e consequentemente para os serviços de urgência no hospital.
Saiba mais no comunicado de imprensa da Vodafone sobre como o 5G vai auxiliar equipas médicas em situações de emergência.
Webinar ‘Monitorização de saúde à distância e serviços de emergência através de 5G’, do projeto 5G Tour
Neste webinar promovido pela 5G Tours, os oradores destacam como vantagens do 5G a garantia de rapidez da informação, a agregação de grande número de dados em tempo real e a aplicação de um sistema inteligente a esses dados, dando maior segurança aos profissionais de saúde para efetuarem consultas e tratamentos à distância.
Assim, por um lado a informação necessária passará a chegar atempadamente a quem desta precisa para tomar decisões médicas. Por outro lado, com a combinação de parâmetros de saúde de diferentes dispositivos num único dispositivo, em tempo real, e com a criação de alarmes associados a esses parâmetros, será possível agilizar o diagnóstico e auxiliar de forma mais eficiente e célere em situações críticas de emergência.