As redes móveis de 5ª geração prometem transformar a experiência que consumidores e profissionais têm com o sector do retalho. Realidade Aumentada e Virtual, monitorização de stocks em tempo-real ou pagamentos intuitivos e sem filas são algumas possibilidades das tecnologias 5G. A Zippy é a primeira marca a inaugurar em Portugal provadores virtuais que dispensam qualquer contacto físico com o vestuário.
Cabines de prova virtuais com projeções de calças, casacos ou vestidos em 3D, que permitem ver em tempo-real como cada peça assenta no corpo? A ideia não é descabida e já acontece na primeira loja 5G em Portugal. Quem for ao NorteShopping, na cidade de Matosinhos, e entrar na Zippy, poderá aceder ao catálogo da marca e recorrer à Realidade Aumentada para experimentar qualquer artigo, mesmo aqueles que não estão disponíveis em stock.
O teste, fornecido através de uma aplicação web, é resultado de uma parceria com o operador NOS, que forneceu à marca de vestuário infantil da Sonae a ligação à rede 5G. A experiência decorrerá ao longo das próximas quatro semanas e pretende demonstrar como a 5ª geração de redes móveis poderá transformar a relação dos consumidores com o sector do retalho.
O catálogo de Realidade Aumentada interativo, desenvolvido entre a NOS e a startup madeirense Dimmersions é apresentada como uma montra tecnológica, antecipando o que poderá vir a ser o futuro do retalho inteligente. A solução poderá também ser aplicada a outras áreas, como o mobiliário, permitindo demonstrar virtualmente produtos de grande volume sem exigir deslocações.
Além de dispensar a necessidade de experimentar fisicamente os artigos ou testar, por exemplo, o local ideal para colocar uma peça de mobiliário, a NOS salienta ainda, no seu comunicado, que a Realidade Aumentada, aplicada ao comércio, contribui para diminuir o número de devoluções por parte dos clientes e reduzir a obrigação de ter todos os produtos na loja.
Espera-se que o 5G tenha a médio prazo um efeito disruptivo em diversos sectores, mas já é consensual entre os especialistas que o retalho poderá estar entre os mais beneficiados. As projeções da consultora Deloitte mostram que, em 2025, o mercado global do retalho inteligente poderá representar 52 mil milhões de euros, com as tecnologias como o 5G, a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual a desempenharem um papel vital nessa transformação.
O relatório da consultora americana de tecnologias Forrester Research traça vários cenários que o 5G poderá proporcionar no comércio. Uma das grandes valências estará sobretudo na capacidade das tecnologias de 5ª geração em rastrear os produtos desde a saída da fábrica até à entrega na loja.
A monitorização de um único artigo ou de uma remessa inteira não é apenas útil para não perder de vista todas as etapas do percurso de bens perecíveis ou de fármacos com curtos prazos de validade. Será igualmente conveniente para se poder responsabilizar os fornecedores, os correios e até os funcionários da loja em caso de quebra de protocolos, danos ou extravios. A alta precisão dessa informação – defendem os peritos – pode vir a ser uma aliada indispensável para poupar tempo e minimizar custos.
Os primeiros a beneficiar com o 5G serão, desde logo, os funcionários das lojas e dos armazéns, destaca a Forrester Research. Tarefas e burocracias ligadas a esta atividade poderão ficar muito mais facilitadas com a possibilidade de gerir stocks com menos erros ao final de cada turno, lidar com mercadorias muito mais rapidamente ou receber remessas nas docas de carregamento com menos artigos dados como perdidos.
As tecnologias como a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual estão, por outro lado, entre os recursos com mais impacto junto dos consumidores. Um lojista poderá, por exemplo, usar o ecrã de um smartphone para guiar o cliente pelos espaços da loja, conduzindo-o até ao artigo que solicitou. A assistência nas compras suportadas em vídeo e Realidade Virtual já tem sido testada por algumas marcas internacionais – explica a consultora –, possibilitando aos consumidores experimentar os artigos à distância e ajudando-os na decisão de compra.
Uma rede com alta-velocidade e baixa latência poderá oferecer tantas novas experiências, que será como entrar diretamente para uma dimensão futurista. Um espelho com tecnologia de Realidade Aumentada permite ver se as peças de vestuário servem sem ter de entrar nas cabines de prova. Os gerentes poderão enviar aos clientes promoções e recomendações personalizadas com base no seu histórico de comportamento dentro da loja.
Um consumidor poderá carregar a lista de compras numa app e ver a localização exata dos artigos, bem como as alternativas para os produtos esgotados. No seu carrinho de supermercado, equipado com sistema de checkout, todos os itens são registados, permitindo pagar as compras através do telemóvel sem passar pelas caixas registadoras ou enfrentar filas.
São alguns vislumbres do futuro que o 5G promete trazer em breve para o sector do retalho.