Sector Postal
O 5G poderá facilitar o rastreamento de objetos postais em larga escala e contribuir para uma otimização das operações de armazenamento e de distribuição.
Ao nível da distribuição, os dados resultantes da condução autónoma e da utilização de um maior número de sensores associados aos veículos, permitirão otimizar a distribuição e as funcionalidades de entrega do correio, com vantagens ao nível dos custo, da satisfação dos utilizadores e da sustentatibilidade dos recursos.
O uso de drones para distribuir objetos postais, em especial encomendas, poderá ser particularmente relevante no caso de entregas urgentes, já que não estão dependentes do tráfego automóvel, ou em zonas rurais, onde a entrega através de veículos de estrada poderá ser energeticamente mais cara.
No entanto, os drones ainda estão limitados pelas condições metereológicas, já que vento moderado pode condicionar a sua utilização, situação que não se verifica com os veículos de estrada.

Em Portugal, já foram efetuados testes com drones para entregar correio. Para mais informação aceda à notícia sobre o tema.