Sobre o 5G

Outros Temas
Navegação Rápida
O que é o 5G?
O 5G é a rede móvel de 5ª geração com padrões de comunicação sem fio (wireless), que evoluiu do 1G, 2G, 3G e 4G. Conectar praticamente tudo e todos, incluindo máquinas, objetos e dispositivos, é a porta que o 5G abre para fornecer velocidade de dados de pico multi-Gbps mais altos, latência ultrabaixa, confiabilidade elevada, capacidade de rede massiva, maior disponibilidade e também experiências mais uniformes por parte dos utilizadores.

O presente e o futuro
O 5G será implementado ao longo dos próximos cinco a seis anos, trazendo gradualmente capacidades de controlo de dispositivos (sensores/atuadores), serviços interativos mais responsivos e melhor fiabilidade nas comunicações. Se, a curto prazo, assistiremos sobretudo a uma melhor internet móvel, a sua muito maior velocidade de transmissão de dados permitirá, a médio prazo, utilizar dispositivos com realidade aumentada e virtual ou diminuir significativamente os atrasos na transmissão.
São, no fundo, características essenciais que irão possibilitar, por exemplo, a implementação de veículos autónomos, de cirurgias remotas ou de controlos industriais otimizados. A capacidade de conectividade muito maior do 5G irá criar, igualmente, condições para introduzir múltiplos sensores em vestuário, veículos ou edifícios, só para citar alguns exemplos.
Entre as muitas áreas que podem beneficiar do 5G, destacamos algumas:
- desenvolvimento na indústria;
- monitorização da saúde à distância;
- aplicações em matéria de segurança pública;
- avanços na realidade virtual;
- utilização de veículos autónomos;
- agricultura de precisão;
- cidades inteligentes;
- Internet das Coisas;
- e tantas outras potencialidades ainda por explorar.
Principais características
O 5G distingue-se das restantes gerações móveis devido aos seguintes atributos:
Maior velocidade e capacidade da rede (eMBB)
A velocidade pode atingir os 20 Gbps, no download, e 10 Gbps no upload, segundo dados da União Internacional das Comunicações (UIT). Estas são as características que irão permitir um melhor desempenho e experiência de utilização das aplicações de banda larga móvel já existentes para trabalhar ou jogar através da cloud, por exemplo, ou em outras aplicações para novas áreas como é o caso dos vídeos 3D.
Massificação da comunicação entre dispositivos (mMTC)
As redes 5G irão assegurar a ligação em rede entre milhões de dispositivos de natureza diversa, originando a massificação da comunicação entre máquinas sem intervenção humana. Esse será o ponto de partida para criar cidades digitais, casas inteligentes, mobilidade autónoma ou redes avançadas de energia.
Conectividade permanente e mais fiável (uRLLC)
Com o 5G, a perceção do utilizador do atraso da comunicação (designada por latência) será muito reduzida (inferior às atuais e até 1 milissegundo). Esta funcionalidade beneficiará aplicações como a cirurgia médica remota, a segurança, os transportes, os carros autónomos, o controlo sem fios de processos industriais, entre outros.
Redes mais flexíveis e ajustadas aos serviços
O 5G permitirá implementar várias redes virtuais sobre uma infraestrutura de rede física única (network slicing), tornando-a mais flexível e ajustada aos serviços a disponibilizar. Os investimentos em redes serão mais eficientes, promovendo a inovação e o desenvolvimento de novos negócios.
As características eMBB, mMTC e uRLLC são ilustradas na figura que se segue, assim como algumas das aplicações associadas a essas características.

5G: evolução e disrupção
O 5G pode ser visto como:
Um modelo evolutivo
A rede de 5ª geração é uma evolução das gerações móveis anteriores, com funcionalidades que permitem desempenhos superiores das redes já existentes. O 5G possibilitará, por exemplo, aumentar de forma significativa as velocidades de transmissão de dados, a eficiência de utilização do espectro e a eficiência energética da rede móvel.
Um modelo que é também disruptivo
O 5G tornará possível aplicações e tecnologias inovadoras com um efeito disruptivo no mercado das redes móveis. Note-se, porém, que algumas das primeiras aplicações do 5G serão, provavelmente, ainda suportadas em tecnologias atuais, tais como LTE-A e LTE-Pro, sendo que novas aplicações surgirão suportadas nos desempenhos superiores do 5G.
Comparação 4G e 5G por característica técnica

Fonte: Portal 5G, com base em informação da ‘ITU-R Recommendation ITU-R M.2083’
5G em números
O desenvolvimento do 5G será progressivo. O relatório “The Mobile Economy 2020”, da GSMA, estima que, em 2025, o 4G ainda seja a geração móvel com mais ligações (56%), estando previstas para o 5G apenas 20%.
