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Sector Automóvel

O 5G permitirá transformar o sector automóvel, com impacto na segurança rodoviária e na mobilidade.

De acordo com a Bosch, 90% dos acidentes ocorrem devido a erro humano. No entanto, se certos automatismos, como os travões ABS, permitiram reduzir o número de acidentes na estrada, a condução autónoma poderá reduzir ainda mais esse número, através da interação entre automóveis e com outros dispositivos, como sejam por exemplo os semáforos ou parques de estacionamento.

Assim, o 5G permitirá inovações como:

  • Condução autónoma dos veículos. A conectividade do 5G aos veículos automóveis permitirá que estes se liguem entre si e também a peões ou ciclistas, a serviços de rede e a infraestruturas.
  • Maior eficiência energética, por exemplo através da organização de pelotões de camiões com velocidade e distância constantes.
  • Maior segurança, dado que, por exemplo, um automóvel poderá travar automaticamente para evitar atropelar um peão ou diminuir antecipadamente a velocidade, para evitar colidir com outro veículo. Para além disso, os veículos poderão receber antecipadamente notificações sobre a evolução das condições meteorológicas, acidentes de tráfego ou sobre o estado do piso.
  • Chegada ao destino ainda mais rápida, dado que o 5G, associado à recolha de megadados e a aplicações de geolocalização, permitirá o percurso por rotas menos congestionadas.
  • Melhor utilização do tempo de viagem, por exemplo com a disponibilização de jogos online a passageiros ou a possibilidade de trabalhar enquanto faz a viagem.

Em Portugal

Os carros autónomos deverão ser uma realidade em 2025, de acordo com a entrevista de João Santos (‘Bosch Car Multimedia’) à Lusa.

Para esse efeito, existem pelo menos dois projetos a ocorrer com a participação de Instituições Universitárias de Portugal, associados à condução autónoma e, mais especificamente, associados à tecnologia 5G V2X (ambos co-financeados pelo Compete 2020 e pelo Portugal 2020). São os seguintes:

Projeto Easy Ride: conta com a participação da Universidade do Minho, foi lançado no início de julho de 2018 e termina no final de junho de 2021.

Projeto 5GAuto: conta com a participação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, foi lançado no início de 2021 e termina no final de junho de 2023.

Lá fora

Associação Automóvel 5G (5GAA)

A 5GAA é uma associação que junta empresas dos sectores automóvel e das telecomunicações, para harmonizar e impulsionar a implementação de soluções inteligentes que liguem pessoas, veículos e infraestruturas de transportes. Conta com cerca de 130 empresas ou entidades, de diferentes setores de mercado, tais como operadores de telecomunicações, fornecedores de equipamentos, marcas automóvel e universidades, entre outros. Inclui sete grupos de trabalhos, dos quais fazem parte a arquitetura de sistemas e desenvolvimento de soluções (G2), a regulação e assuntos públicos (G6) e a segurança e privacidade (G7).

Adesão ao 5G

A NOKIA divulgou o estudo ‘O valor dos serviços 5G: perceção e oportunidades para prestadores de serviços de comunicações‘, baseado num questionário efetuado a 3000 utilizadores de smartphones, dos Estados Unidos da América, Reino Unido e Coreia do Sul.

Os resultados indicam que 73% dos proprietários de veículos consideram o 5G apelativo, especialmente em termos de gestão de rotas e ao nível da segurança. No entanto, indicam que há uma preocupação quanto aos custos associados a esse serviço e sobre a possibilidade de sinais de alerta em excesso por parte do automóvel se poderem tornar cansativos.

Fábrica 5G da Mercedes-Benz

Na Alemanha existe já uma fábrica de produção automóvel, com cerca de 20 mil metros quadrados, coberta por rede móvel 5G local.

Algumas das vantagens da utilização de 5G na indústria de produção automóvel passam por permitir ligar sistemas de produção e máquinas de forma inteligente, ganhando em eficiência e precisão do processo de produção. A título de exemplo, o automóvel pode ser testado na própria linha de produção, eliminando a necessidade de testes pós-produção. Tratando-se de uma rede móvel local, permite ainda que dados sensíveis não precisem de ser partilhados com terceiros, conforme indica a fonte.

Saiba mais na informação disponibilizada pela GSMA ou na página da Mercedes-Benz sobre o tema.

Transportes em geral

Relativamente aos transportes em geral, a Comissão Europeia lançou a Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente para os países europeus e dispõe de uma página dedicada a esse tema, disponível através do seguinte link.

De acordo com a Comissão Europeia, é necessário que os principais corredores de transporte europeus passem a estar ligados através de 5G, já que este é uma das peças relevantes para a automatização e a gestão do tráfego ferroviário.

O plano de ação da estratégia inclui ainda uma ação dedicada à "necessidade de adaptar as regras em vigor a fim de abordar os riscos cibernéticos e as ameaças internas, em consonância com a caixa de ferramentas sobre a cibersegurança 5G". Esta ação deverá ocorrer em 2022.

 
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Informação atualizada em 26.02.2022
Tags: Ambiente, Aplicações do 5G, Automatização, Corredor 5G, Energia, Mobilidade, Sector automóvel, Sustentabilidade, Transportes, Veículos
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6G Academia Ambiente ANACOM Aplicações do 5G Campos eletromagnéticos Cibersegurança Cidades inteligentes Cobertura 5G Comissão Europeia Drones Educação Energia Equipamentos Espectro Estudo 5G Evento 5G FAQ Governo Portugal Indústria Infraestruturas Inteligência Artificial Internet das Coisas Leilão 5G Machine learning Mobilidade Municípios Operadores Plano de Recuperação e Resiliência Projeto 5G Radiação Realidade Aumentada Realidade Virtual Redes 5G Saúde Sector automóvel Segurança Serviços 5G Soluções 5G Sustentabilidade Telecomunicações Transformação digital Transformação tecológica Transição digital Transportes
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