Logo Animado Portal5GLogo Animado Portal5GLogo Animado Portal5GLogo Animado Portal5G
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • ATUALIDADE
    • NOTÍCIAS
    • DESTAQUES
  • AGENDA
  • 5G
    • SOBRE O 5G
    • ESTÓRIAS DO 5G
    • LEGISLAÇÃO 5G
    • AUTARQUIAS E O 5G
    • ENSAIOS TÉCNICOS
    • ORGANIZAÇÕES DE REFERÊNCIA
    • CRONOLOGIA
    • LEILÃO
  • 5G EM AÇÃO
    • AGROPECUÁRIA
    • CIDADES INTELIGENTES
    • E-SAÚDE
    • ENERGIA
    • INDÚSTRIA
    • MEDIA E ENTRETENIMENTO
    • SECTOR AUTOMÓVEL
    • SECTOR POSTAL
    • ZONAS LIVRES TECNOLÓGICAS
  • TEMAS-CHAVE
    • AMBIENTE
    • CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS
    • SEGURANÇA
  • I&D
  • FAQ
  • INÍCIO
  • QUEM SOMOS
  • ATUALIDADE
    • NOTÍCIAS
    • DESTAQUES
  • AGENDA
  • 5G
    • SOBRE O 5G
    • ESTÓRIAS DO 5G
    • LEGISLAÇÃO 5G
    • AUTARQUIAS E O 5G
    • ENSAIOS TÉCNICOS
    • ORGANIZAÇÕES DE REFERÊNCIA
    • CRONOLOGIA
    • LEILÃO
  • 5G EM AÇÃO
    • AGROPECUÁRIA
    • CIDADES INTELIGENTES
    • E-SAÚDE
    • ENERGIA
    • INDÚSTRIA
    • MEDIA E ENTRETENIMENTO
    • SECTOR AUTOMÓVEL
    • SECTOR POSTAL
    • ZONAS LIVRES TECNOLÓGICAS
  • TEMAS-CHAVE
    • AMBIENTE
    • CAMPOS ELETROMAGNÉTICOS
    • SEGURANÇA
  • I&D
  • FAQ

Media e Entretenimento

O 5G vai transformar muito significativamente a fileira do audiovisual e do entretenimento, graças à sua alavancagem de aplicações na área da realidade virtual, da realidade aumentada, dos jogos em linha, vídeo e música, contribuindo ainda de forma decisiva para potenciar o mercado da publicidade digital.

Em particular, espera-se que o 5G contribua para facilitar e massificar a adoção de inovações, tais como: 

  1. Hologramas tridimensionais.
  2. Realidade virtual a 360 graus, com especial interesse em diversas áreas, como sejam:
    • teledifusão de eventos – permitindo, por exemplo, que o público experimente virtualmente a sensação de estar no palco num concerto musical transmitido em direto;
    • fluxo contínuo de dados (streaming) – proporcionando a experiência de realidade virtual imersiva numa transmissão em direto ou num vídeo a pedido (video on demand – VOD);
    • realidade virtual social – combinando o streaming de realidade virtual com serviços de conversação multiponto, permite que o utilizador visualize e converse com pessoas que estejam fisicamente em diferentes locais;
  3. Novas formas de publicidade ou de jogos online proporcionadas pela exponenciação sensorial da Internet, resultante da conjugação entre menor latência e fatos hápticos.
  4. Produção inteligente e conteúdos gerados pelo utilizador, podendo envolver dois cenários distintos.
    • produção remota de um evento sem necessidade de que infraestrutura dedicada seja especificamente instalada no local do evento;
    • streaming em direto de eventos através de telemóveis ou tablets por espectadores ou jornalistas para realçar o programa do evento;
  5. Sistemas sofisticados de entretenimento instalados a bordo dos automóveis com condução autónoma.

A realidade virtual e aumentada, o streaming de imagem de alta definição (UH) e o vídeo on demand parecem estar entre as aplicações potenciadas pelo 5G que mais entusiasmam os utilizadores, segundo o relatório What consumers expect from 5G entertainment da IBM. 

indústria
 
sector automóvel
Informação atualizada em 26.02.2022
Tags: Aplicações do 5G, Conteúdos, Entretenimento, Media, Realidade Virtual
Partilhar
1

Palavras-chave dos conteúdos neste website

6G Academia Ambiente ANACOM Aplicações do 5G Campos eletromagnéticos Cibersegurança Cidades inteligentes Cobertura 5G Comissão Europeia Drones Educação Energia Equipamentos Espectro Estudo 5G Evento 5G FAQ Governo Portugal Indústria Infraestruturas Inteligência Artificial Internet das Coisas Leilão 5G Machine learning Mobilidade Municípios Operadores Plano de Recuperação e Resiliência Projeto 5G Radiação Realidade Aumentada Realidade Virtual Redes 5G Saúde Sector automóvel Segurança Serviços 5G Soluções 5G Sustentabilidade Telecomunicações Transformação digital Transformação tecológica Transição digital Transportes
Logótipo ANACOMO Portal 5G foi criado pela ANACOM para partilhar, de forma alargada e participada, informação sobre o 5G.
©️ ANACOM 2023 - Política de Privacidade
Este website utiliza cookies de terceiros para permitir o seu correto funcionamento e para analisar o nosso tráfego.
Clique “Aceitar” para autorizar as configurações de cookies predefinidas.
Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.
Configurações de CookiesACEITAR
Manage consent

Configuração de Cookies

Para facilitar e proporcionar uma melhor experiência de navegação através do Portal 5G, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), enquanto entidade responsável pela gestão desta plataforma, informa que utiliza Cookies ou outros arquivos de funcionalidade similar.
Cookies essenciais
Sempre activado
São essenciais por permitirem ao utilizador navegar no Portal 5G e permitirem o acesso a recursos como o perfil e áreas exclusivas para clientes. Não recolhem informações sobre o utilizador que possam ser utilizadas para fins de marketing e não sabem que websites visitou o utilizador na internet. Esta categoria de Cookies não pode ser desativada.
Cookies opcionais
O portal 5G utiliza cookies analíticos que permitem quantificar o número de utilizadores e realizar a medição e análise estatística de como os utilizadores utilizam o Portal 5G. A navegação no website é examinada com o objetivo de melhorar o fornecimento de produtos e serviços. Estes dados são recolhidos e tratados recorrendo à anonimização dos mesmos. São maioritariamente Cookies de Terceiros e de natureza meramente funcional, pelo que não são estritamente necessários ou essenciais.
GUARDAR E ACEITAR