Media e Entretenimento
O 5G vai transformar muito significativamente a fileira do audiovisual e do entretenimento, graças à sua alavancagem de aplicações na área da realidade virtual, da realidade aumentada, dos jogos em linha, vídeo e música, contribuindo ainda de forma decisiva para potenciar o mercado da publicidade digital.
Em particular, espera-se que o 5G contribua para facilitar e massificar a adoção de inovações, tais como:
- Hologramas tridimensionais.
- Realidade virtual a 360 graus, com especial interesse em diversas áreas, como sejam:
- teledifusão de eventos – permitindo, por exemplo, que o público experimente virtualmente a sensação de estar no palco num concerto musical transmitido em direto;
- fluxo contínuo de dados (streaming) – proporcionando a experiência de realidade virtual imersiva numa transmissão em direto ou num vídeo a pedido (video on demand – VOD);
- realidade virtual social – combinando o streaming de realidade virtual com serviços de conversação multiponto, permite que o utilizador visualize e converse com pessoas que estejam fisicamente em diferentes locais;
- Novas formas de publicidade ou de jogos online proporcionadas pela exponenciação sensorial da Internet, resultante da conjugação entre menor latência e fatos hápticos.
- Produção inteligente e conteúdos gerados pelo utilizador, podendo envolver dois cenários distintos.
- produção remota de um evento sem necessidade de que infraestrutura dedicada seja especificamente instalada no local do evento;
- streaming em direto de eventos através de telemóveis ou tablets por espectadores ou jornalistas para realçar o programa do evento;
- Sistemas sofisticados de entretenimento instalados a bordo dos automóveis com condução autónoma.
A realidade virtual e aumentada, o streaming de imagem de alta definição (UH) e o vídeo on demand parecem estar entre as aplicações potenciadas pelo 5G que mais entusiasmam os utilizadores, segundo o relatório What consumers expect from 5G entertainment da IBM.