O consórcio financiado pela Comissão Europeia testou, entre 2018 e 2022, soluções e serviços em torno dos transportes inteligentes. Os ensaios decorreram nos corredores transfronteiriços Portugal-Espanha e Grécia-Turquia e ainda em zonas urbanas de Estados-membros da UE, China e Coreia do Sul. Os resultados desta operação serão apresentados em setembro na região da Galiza.
Ao longo dos últimos quatro anos, o consórcio 5G-Mobix testou serviços e funcionalidades ligados à Mobilidade Conectada, Cooperativa e Automatizada (CCAM, sigla em inglês) em dois corredores transfronteiriços e seis locais de testes urbanos de Estados-membros da União Europeia, mas também da Turquia, China e Coreia do Sul. Esta iniciativa, financiada pelo programa Horizonte 2020, da Comissão Europeia, explorou as oportunidades em torno do 5G no sector do Intelligent Transport System (ITS), procurando, por um lado, soluções para reduzir a sinistralidade rodoviária e o consumo de combustível, bem como para aumentar a eficiência do tráfego e diminuir as emissões de carbono.
Os resultados desta iniciativa serão, em breve, divulgados durante a apresentação pública a decorrer, entre os dias 13 e 14 de setembro, no Centro Tecnológico de Automação da Galiza, em Porriño (Pontevedra, Espanha). A escolha do local para fazer o balanço final não é um mero acaso. O Corredor Transfronteiriço Espanha – Portugal é um dos dois projetos internacionais, que liga as cidades de Vigo e Porto. Procurando cobrir toda a cadeia de valor, a iniciativa incluiu vários parceiros de ambos os países, dos fabricantes de automóveis, às empresas de telecomunicações, instituições públicas ou de investigação.
Cada um dos participantes aprofundou diferentes ângulos. As administrações públicas focaram-se nas normas e recomendações para futuros concursos públicos dirigidos ao Intelligent Transport System. Os operadores de telecomunicações e instituições de investigação analisaram protocolos, cenários e características do 5G. As indústrias, por seu turno, testaram soluções com vista a criar modelos de negócios virados para a mobilidade conectada e automatizada. O corredor transfronteiro serviu ainda para analisar os desafios de uma interoperação sem interrupções entre os dois países e entre os vários tipos de transporte.
Ultrapassagem automática, melhoria dos serviços a bordo dos transportes públicos, veículos elétricos não tripulados que requerem controlo remoto foram algumas das soluções testadas. Os dados recolhidos no piloto Porto-Vigo passaram, por exemplo, por mapear toda a informação recolhida pelos sensores dos veículos para criar mapas que irão ajudar a planear o percurso da condução autónoma e dos automóveis conectados.
No corredor transfronteiriço entre Kipoi, na Grécia, e Ipsala, na Turquia, procurou-se testar a passagem de um transporte pesado na fronteira dos dois países sem intervenção humana nem necessidade de paragens ao longo da travessia. O ensaio teve como intuito demonstrar como o tráfego comercial nestas regiões poderá ser aliviado através da implementação de pelotões, direcionamento automático de camiões e passagem assistida da fronteira.
Toda esta operação, que decorreu entre 2018 e 2022, será agora partilhada no evento final, onde se divulgará os resultados dos ensaios urbanos, das soluções testadas, e de todo o conhecimento adquirido com a criação dos dois Corredores Transfronteiriços e ainda dos seis locais de testes urbanos em França, Alemanha, Países Baixos, Finlândia, China e Coreia do Sul.
O primeiro dia terá um enfoque mais técnico, dando a oportunidade aos participantes de colocarem questões aos especialistas relativamente ao projeto e às conclusões dos ensaios. O programa do último dia será dirigido sobretudo aos órgãos de comunicação social, mas também ao público em geral.
O consórcio 5G-Mobix reúne um total de 52 parceiros dos 10 países que participaram nos ensaios, representando a indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) europeia.
_________________________________________________________________
Sobre as inscrições e programa do 5G-MOBIX Final Event
Consulte o programa e faça a sua inscrição gratuita no website do 5G-Mobix. A organização também disponibiliza o email comms@5g-mobix.com para qualquer questão ou dúvida relacionada com esta iniciativa.
_____________________________________________________________________________________________________________
Saiba mais sobre a estratégia da Comissão Europeia para a mobilidade conectada e automatizada em:
▪▫▪ CEF Digital quer impulsionar o investimento europeu em banda larga