O município dispõe agora de sistemas de sensores que permitem detetar situações anómalas no tráfego da cidade e ainda otimizar a recolha de lixo.
Monitorização da mobilidade urbana e gestão de recolha de lixo são os dois grandes eixos da “Cidade 5G do Barreiro”, a iniciativa que levou o município da margem sul do Tejo a implementar soluções pioneiras ligadas às redes de quinta geração. A apresentação pública do programa aconteceu esta quarta-feira junto ao Edifício da StartUp, no Parque Empresarial da Quimiparque, com o Presidente da autarquia, Frederico Rosa, a revelar o que vai mudar a partir de agora no espaço urbano do concelho.
Com a cobertura das redes de quinta geração, assegurada pelo operador NOS, foram introduzidos novos sistemas de mobilidade urbana com recursos de analítica através das ligações 5G. Numa primeira fase, a tecnologia será instalada na ligação entre a Avenida Parque da Cidade à Praceta Arsénio Duarte.
Um sensor de imagem, com capacidade vídeo-analítica e conectividade 5G, permitirá monitorizar o tráfego, gerando dados como contagem de veículos pela sua tipologia, contagem de peões e monitorização dos fluxos pedonal e rodoviário. Com essa informação disponível, o sistema irá criar alarmes diferenciados para corrigir situações irregulares. Veículos em contramão, ultrapassagens em traços contínuos, inversões de sentido de marcha em locais proibidos, travessias de peões fora da passadeira ou o uso indevido da faixa da ciclovia são alguns exemplos de incidentes que vão poder ser detetados.
O tratamento dos dados, segundo o operador NOS, é feito de forma anónima, uma vez que o sistema garante a capacidade de processamento local, dispensando a gravação de imagens, vídeos ou áudios. No futuro – destaca a autarquia em comunicado – o sistema conseguirá detetar incêndios e cheias, contabilizar lugares e carros nos parques de estacionamento, notificar a presença de intrusos em zonas de acesso restrito, emitir avisos para contentores de lixo abertos ou para casos de acumulação de detritos na via pública.
Paralelamente ao modelo de monitorização do tráfego urbano, o município implementou também uma solução inteligente de recolha de resíduos biológicos suportado em sensores instalados nos contentores de lixo. Os dispositivos irão medir o nível de enchimento de cada contentor, permitindo otimizar o percurso da frota dos camiões.
Além de facilitar a gestão de veículos e equipas, a solução possibilitará ainda a poupança de cerca de 20% de combustível. De acordo com a autarquia, os cortes nos custos operacionais poderão, por seu turno, superar os 40%. “Estamos perante um passo gigantesco na transformação da digitalização da informação, mas acima de tudo da transformação da vida das pessoas”, congratulou-se o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, citado no comunicado da autarquia.
____________________________________________________________
▪▫▪ Leia o comunicado no website da Câmara Municipal do Barreiro.