Agenda

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Palestra| Do 5G ao 6G: os principais desafios a serem superados

6 Maio , 14:30 16:00 UTC+0

À medida que as redes de comunicação avançam, é expectável também um crescimento explosivo do tráfego de dados, levando a aproximarmo-nos rapidamente dos limites para a transmissão de dados sem fio das redes atuais. É fundamental, por isso, pensar o próximo passo, com a evolução para as redes Beyond-5G (B5G) e 6G a entrar no debate como condição essencial para responder às futuras necessidades de tráfego, assim como para a integração de serviços de sensores com análises em tempo-real e para a densificação maciça da rede, com a procura por sustentabilidade global e justiça.

Os principais desafios a serem superados na transição do 5G para o 6G serão, como tal, os tópicos de mais uma palestra online da plataforma All for Good, promovida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), no dia 6 de maio, sexta-feira, entre as 14:30 e as 17:00 (hora de Lisboa).

Sławomir Stańczak, Presidente do focus group UIT-T em Machine Learning para redes futuras, conduzirá esta conferência, centrada na necessidade de lidar com os próximos obstáculos técnicos e na apresentação do “6G Research and Innovation” (6G-RIC), um cluster que, até 2025, irá realizar um programa de pesquisa interdisciplinar abrangente para enfrentar os desafios associados ao B5G e 6G.

A necessidade de reduzir drasticamente o consumo de energia em B5G e 6G será um dos temas dominantes, tal como a sua segurança ou a prevenção de danos económicos.

Por fim, a Inteligência Artificial (IA), um dos principais impulsionadores de tecnologia para B5G e 6G, ganhará também um grande destaque neste encontro. Mas embora a IA tenha um enorme potencial, ela não tem um custo zero. Daí que, durante a palestra, se pretenda abordar também a relação entre o seu custo e benefício. Espera-se, acima de tudo, que, com esta iniciativa, todas as partes interessadas ganhem uma maior consciência sobre a necessidade de se abordar a transição de 5G para 6G de forma holística e a considerar a Inteligência Artificial como parte integrante do sistema rumo à “AI integrada”.

Com duração de 90 minutos, o evento ao vivo inclui também 30 minutos de networking a acontecer na AI for Good Neural Network, onde será possível fazer perguntas ao orador, interagir com outros participantes e aprofundar contactos com a comunidade AI for Good. 

As inscrições online podem ser feitas no site da plataforma IA for Good.


Sobre o orador Sławomir Stańczak

Com formação em Engenharia Elétrica e especialização em teoria de controle, Sławomir Stańczak está envolvido em atividades de pesquisa e desenvolvimento em comunicações sem fio desde 1997. É Professor Titular de Teoria da Informação de Rede na Universidade Técnica de Berlim, onde também lidera o departamento de Comunicações e Redes Sem Fio. É ainda coautor de dois livros e de mais de 200 artigos na área de teoria da informação, comunicações sem fio, processamento de sinais e Machine Learning. Entre muitas outras funções, Stanczak preside, desde fevereiro de 2018, o focus group UIT-T em Machine Learning para redes futuras, incluindo 5G.

Consulte a biografia completa de Sławomir Stańczak no website da Universidade Técnica de Berlim.

Sobre a União Internacional de Telecomunicações (UIT)

A UIT é a agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação. Destinada a padronizar e regular as ondas de rádio e telecomunicações internacionais, a entidade é composta por todos os países membros da ONU e por mais de 700 entidades do sector privado e académico.

Saiba mais sobre a UIT na página temática Organizações de referência do Portal 5G.

Sobre a plataforma AI for Good

AI for Good é uma plataforma digital das Nações Unidas, onde inovadores de Inteligência Artificial e todas as partes interessadas se conectam para aprender, debater e identificar soluções práticas de IA destinadas a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Consulte o site da plataforma para saber mais sobre este evento.

Online