Agenda

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Seminário | O caminho para o 6G

4 Maio @ 9:30 17:30 UTC+0

O Caminho para o 6G é o tema do seminário que irá decorrer no dia 4 de maio, quarta-feira, entre as 9:30 e as 17:30, no auditório do IT – Instituto de Telecomunicações, em Aveiro.

Organizado pela empresa Rohde & Schwarz Portugal e pelo Instituto de Telecomunicações, o evento dará destaque aos aspetos técnicos da trajetória rumo à 6ª geração de redes móveis.

O seminário conta com as presenças de Laura Gonzalo e German Martin, da Rohde & Schwarz Espanha, Fernando Guiomar e Amit Kumar Baghel, do IT Aveiro, e ainda com a participação de José Pedro Borrego, Diretor Adjunto para a Informação e Inovação, na ANACOM.

As apresentações estão organizadas em dois grandes blocos:

MANHÃ

9:30 – 9:45 | Boas-vindas e introdução – Carlos Roxo, R&S Portugal

9:45 – 10:45 |Geração e análise de sinais em ondas milimétricas, com grandes larguras de banda – German Martin, R&S Espanha

10:45 – 11:00 | Pausa para café

11:00 – 11:45 | Comunicações óticas sem fios (com taxas de transmissão na faixa dos 400 Gbps a 1 Tbps) – Fernando Guiomar, IT Aveiro

11:45 – 12:30 | 6G: Desafios e oportunidades – José Borrego, ANACOM

12:30 – 13:30 | Pausa para almoço

TARDE

13:30 – 14:15 | Medidas OTA (Over the Air) para comunicações sub-THz na banda D – German Martin, R&S Espanha

14:15 – 15:00 | Estado da arte e desafios futuros para câmaras anecoicas compactas (CAC) – Amit Kumar Baghel, IT Aveiro

15:00 – 15:45 | Caracterização de componentes até ondas milimétricas – Laura Gonzalo, R&S Espanha

16:00 – 16:45 | Monitorização de sinais e caracterização de componentes no terreno – Laura Gonzalo, R&S Espanha

16:45 – 17:00 | Soluções de teste e medida para educação e centros de desenvolvimento – Ricardo Freitas, R&S Portugal

17:00 – 17:30 | Demonstração de equipamentos e apresentações técnicas

A entrada é livre, mas as inscrições devem ser feitas através de e-mail para o endereço cristina.vassalo@rohde-schwarz.com

Os oradores do evento

Amit Kumar Baghel (IT Aveiro)

É Post-Doc Fellow no Instituto de Telecomunicações, Aveiro, no grupo do Prof. Nuno Borges Carvalho (IEEE Fellow e Presidente eleito IEEE MTTS). Concluiu o seu doutoramento no IIT Guwahati, em 2020, no domínio da Eletrónica e Engenharia Elétrica. Após o doutoramento, ingressou como pesquisador associado no IIT Guwahati e como professor visitante nos institutos nacionais de transporte ferroviário. Publicou 15 artigos em conferências internacionais e revistas, com revisão por pares. Recebeu os prémios de inovação Gandian Young 2018, Governor Award 2019 e UGC Kothari Fellow 2021 pelo seu trabalho em transferência de energia sem fio. As suas áreas de investigação também incluem design de meta materiais, câmaras anecoicas compactas, design de antenas para mm e micro-ondas, satélites de energia solar baseados no espaço. Os seus interesses futuros incluem a caracterização de antenas de onda mm, 6G e antenas em chip.

Fernando Guiomar (IT Aveiro)

É doutorado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro. Entre 2015 e 2017, recebeu uma bolsa individual Marie Skłodowska-Curie, tendo trabalhado durante este período com o Politecnico di Torino, Itália, e CISCO Optical GmbH, Nuremberga. Desde 2017, é investigador sénior do Instituto de Telecomunicações – Aveiro, onde os seus principais interesses de investigação se centram na área de sistemas de comunicação ótica baseados em fibra e sem fios, incluindo o desenvolvimento de algoritmos de processamento digital de sinal, modulação avançada e codificação, e mitigação de efeitos não-lineares. Em 2020, foi premiado com uma Junior Leader Fellowship pela Fundação “la Caixa”. É ainda membro do IEEE e OSA e ainda coautor de mais de 100 publicações científicas em revistas e conferências internacionais de referência.

German Martín (ROHDE & SCHWARZ Espanha)

Com formação em Engenharia de Telecomunicações, German Martin tem mais de 20 anos de experiência na Rohde & Schwarz. Ao longo da carreira foi responsável por diversas áreas, sempre relacionadas com a engenharia de aplicação e gestão de projetos, incluindo broadcasting, comunicações sem fio, aplicações para a indústria automóvel e radiocomunicações militares/civis. Desde 2018, é responsável pelo suporte de comunicações sem fios, ajudando a empresa e os seus clientes a desenvolver este mercado no Sul da Europa.

Laura Gonzalo (ROHDE & SCHWARZ Espanha)

Laura Gonzalo estudou Engenharia de Telecomunicações, na Universidade Politécnica de Madrid, e é atualmente especialista em aplicações de RF e micro-ondas na Rohde & Schwarz, em Espanha. Dedicando-se sobretudo à engenharia de aplicações, boa parte do seu trabalho está centrado em demonstrações a clientes, formações e suporte técnico direcionado para aplicações de clientes. Antes de ingressar na Rohde & Schwarz, em 2001, trabalhou na Vodafone Espanha.

José Pedro Borrego (ANACOM)

É Doutorado em Engenharia Eletrotécnica na área de sistemas rádio, Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, e Pós-graduado em Gestão. Desenvolveu, entre 2004 e 2020, a sua atividade profissional na área da Gestão do Espetro, na ANACOM, coordenando projetos de inovação e equipas operacionais de projeto. Participou também em organizações internacionais, nomeadamente, enquanto Presidente da Comissão E (Ambiente Eletromagnético e Interferência) do Comité Português da União Radiocientífica Internacional (URSI). Atualmente, coordena, na ANACOM, as áreas da inovação, o centro laboratorial e a normalização. É ainda Presidente do Comité Português da URSI.

Rohde & Schwarz Portugal e Instituto de Telecomunicações (IT)

Aveiro, Portugal