Entre os pilotos selecionados, está o 5G Healthcare, que irá fornecer conectividade avançada a veículos de emergência ou IoT e Realidade Virtual e Aumentada na recuperação de pacientes no distrito do Porto. O 5G.Rural é o segundo programa português, que irá implementar infraestruturas 5G para cuidados de saúde, agricultura, escolas ou turismo nas zonas rurais do Alentejo.
Fornecer conectividade de alta qualidade em áreas escassamente povoadas da Grécia, desenvolver serviços 5G ininterruptos no Campus da Universidade de Genth, na Bélgica, ou implementar uma rede privada com vista a otimizar o tráfego e os processos logísticos no Porto de Ploče, na Croácia, são alguns dos projetos vencedores da segunda convocatória do programa CEF Digital recentemente anunciados pela Comissão Europeia.
No total foram selecionados 37 projetos que irão obter um financiamento superior a 250 milhões de euros. Os primeiros dez, agora divulgados por Bruxelas, fazem parte da iniciativa 5G para Comunidades Inteligentes, contando com uma verba de 50 milhões de euros para apoiar os testes e a implementação de sistemas autónomos 5G.
Portugal vai ser beneficiado com dois programas que irão arrancar ainda no decurso de 2024 nas regiões do Norte e do Alentejo. O 5G Healthcare irá ser contemplado com cerca de dois milhões de euros para desenvolver casos de utilização para serviços hospitalares da Região Norte, principalmente no distrito do Porto. O consórcio, liderado pela NOS Comunicações, conta ainda com o envolvimento do Centro Hospitalar Universitário de São João e do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Fornecer conectividade 5G em ambulâncias e helicópteros, formação médica apoiada por robótica e transmissão de vídeo em tempo real e ainda suporte ao diagnóstico e monitorização à distância de pacientes via 5G/IoT e Realidade Aumentada e Virtual são as grandes linhas deste programa. Esperando que possa gerar “enorme impacto social e económico” na área da saúde, a Comissão Europeia tem ainda a expectativa de que, terminada a fase experimental, o projeto possa vir a ser replicado em outras geografias do bloco comunitário.
5G.Rural é a outra iniciativa selecionada pelo CEF Digital com o intuito de desenvolver a interconectividade em áreas rurais. Uma infraestrutura neutra de alojamento 5G será implementada em zonas escassamente povoadas em toda a região do Alentejo. O projeto, coordenado pelo operador Dstelecom, visa colmatar a falta de infraestrutura digital, instalando antenas e acesso 5G para viabilizar serviços inteligentes em comunidades rurais isoladas.
Contando com um financiamento de quase quatro milhões de euros, a iniciativa estará focada em casos de uso para comunidades inteligentes, incluindo cuidados de saúde, educação, energia, agricultura, turismo, arte e cultura. Um dos pilotos incidirá, por exemplo, em aplicações de telemedicina e práticas de telemonitorização. Está ainda previsto desenvolver soluções de Realidade Aumentada e Virtual para comunidades escolares.
Portugal é um dos nove países-membros cujo projetos vencedores foram agora divulgados, juntamente com países como Eslováquia, Suécia, Finlândia, Letónia ou Itália. O 5G4Lives, por exemplo, é o piloto a ser implementado em dois clusters geográficos: Letónia e Itália. A iniciativa visa alavancar a conectividade 5G para desenvolver recursos inovadores nas áreas de segurança pública e proteção do ambiente.
Na região de Riga, capital da Letónia, o projeto implica a utilização de drones nas operações de resgate em duas áreas de difícil acesso, a praia de Vecaku e o lago Kisezers. Itália, por seu turno, irá desenvolver programas de consciencialização ambiental e ainda um sistema para avaliar o impacto dos desastres naturais nas encostas da região de Turim.
ED5GE é mais um exemplo de um piloto cofinanciado pela UE para promover um conjunto de casos de utilização a serem implementados em várias cidades da Suécia. Entre as aplicações previstas, estão recursos para acelerar respostas de emergência em áreas portuárias, veículos autónomos para gerir resíduos urbanos ou tecnologias inovadoras na agricultura sustentável com vista a preservar a biodiversidade, assegurar a saúde do gado e a segurança dos agricultores.
_________________________
Consulte o website da Comissão Europeia para mais informações sobre os 10 projetos 5G para Comunidades Inteligentes.
O terceiro ciclo de convites à apresentação de propostas no âmbito do CEF Digital está atualmente a decorrer, podendo os candidatos apresentar propostas até 20 de fevereiro de 2024. Consulte a Agenda do Portal 5G para mais informações.
Crédito da imagem de abertura: Comissão Europeia