O orçamento atribuído pela Comissão Europeia destina-se a implementar infraestruturas 5G para comunidades locais ou fornecer serviços nos principais corredores transfronteiriços de transportes no espaço comunitário. Entre as propostas vencedoras, constam ainda projetos para instalar cabos submarinos que visam promover a conectividade em áreas ultraperiféricas da União Europeia e, ainda, entre o bloco comunitário e outras regiões.
A Comissão Europeia selecionou 37 projetos 5G no âmbito da segunda convocatória à apresentação de propostas para a vertente digital do programa Mecanismo Interligar Europa (CEF Digital). No total, será atribuído um orçamento superior a 250 milhões de euros destinados a implementar infraestruturas 5G, tanto para comunidades locais (hospitais, universidades ou outros edifícios públicos), como para os principais corredores de transportes no espaço da União Europeia (UE).
Parte do financiamento será ainda canalizado para a instalação de cabos submarinos com o intuito de robustecer a segurança e a resiliência das redes de comunicações móveis na União Europeia. Entre os projetos apoiados, o programa CEF Digital cofinanciará a implantação de cabos marítimos com vista a proporcionar uma maior interligação entre a Irlanda e o continente europeu, bem como entre a UE e as suas regiões ultraperiféricas no Oceano Atlântico.
Os acordos de subvenção assinados com os candidatos vencedores irão ainda apoiar uma ligação transártica direta entre a União Europeia e o Extremo Oriente, fornecer infraestruturas de conectividade de alta capacidade às ilhas gregas digitalmente mal servidas, no Mediterrâneo, e ainda reforçar a conectividade a África.
A verba servirá também para financiar propostas centradas em infraestruturas 5G preparadas para o futuro ao longo de autoestradas, estradas, caminhos-de-ferro e vias navegáveis transfronteiriças. Os projetos de corredores 5G abrirão caminho à mobilidade conectada e automatizada (CAM) e aos serviços destinados aos transportes rodoviário, ferroviário, fluvial ou multimodal. Mais especificamente, os projetos vão suportar a implantação de infraestruturas 5G em troços transfronteiriços de corredores 5G, garantindo a continuidade do serviço do outro lado da fronteira para, deste modo, ligar diferentes regiões em toda a Europa.
A Comissão irá divulgar ao longo dos próximos meses as propostas financiadas ao abrigo da segunda convocatória do CEF Digital, mas recorde-se a este propósito que, em dezembro de 2023, foram anunciados sete projetos para mobilidade conectada, três dos quais a avançar imediatamente. O 5G BALCÃS irá desenvolver a conectividade ininterrupta na fronteira Bulgária-Sérvia. O BALTCOR5G destina-se a implementar infraestrutura 5G entre a Polónia e a República Checa. O projeto IRISHSEA5G visa, por fim, superar desafios em áreas com falhas de mercado, implementando infraestruturas 5G através do corredor do mar da Irlanda entre a Irlanda do Norte e o porto de Rosslare.
_________________
O terceiro ciclo de convites à apresentação de propostas no âmbito do CEF Digital está atualmente a decorrer, podendo os candidatos apresentar propostas até 20 de fevereiro de 2024. Consulte a Agenda do Portal 5G para mais informações.
Crédito da imagem de abertura: Dimitris Vetsikas via Pixabay