O município de Dundee utiliza a rede 5G para obter dados em tempo real da circulação de veículos, ciclistas e peões na maior travessia rodoviária da Escócia. O sistema permite às autoridades ajustar as necessidades dos utilizadores e fornecer respostas de emergência atempadas. Aproveitando o poder da conectividade móvel de última geração, o modelo irá ser replicado por toda a cidade, ajudando a planear as políticas de mobilidade, a desenvolver soluções inteligentes de mobilidade e a combater a poluição atmosférica.
A ponte rodoviária de Tay é uma das mais compridas da Europa e também a mais movimentada da cidade escocesa de Dundee. Com uma circulação constante de veículos pesados e ligeiros e de ciclistas e peões, o tráfego por regra é intenso. Mas as autoridades não conseguem avaliar com rigor quem são os seus utilizadores, os períodos de maior congestionamento ou para que destinos seguem após fazerem a travessia.
É justamente esse o objetivo do novo sistema inteligente de monitorização do tráfego na ponte Tay, considerada uma via estruturante para a cidade. O modelo, designado de Connected Intelligent Infrastructure Management (CiiM), recorre a sensores LiDAR (Light Detection and Ranging) para criar uma réplica digital do ambiente do local em tempo real.
A tecnologia está ligada à Internet através de uma rede móvel 5G ultrarrápida que, ao transmitir os dados dos sensores em tempo quase real, fornece diagnósticos precisos e em contínuo do tráfego registado na ponte. A conectividade de última geração permite ainda a transmissão de imagens de vídeo em permanência, recurso considerado fundamental para desencadear respostas de emergência atempadas e agilizar as operações das equipas de manutenção.
Instalada em setembro de 2023, a solução recolhe informações sobre tipos de veículos, o seu tamanho, a velocidade e a direção das viagens, em todas as condições climatéricas e de iluminação. O sistema está também projetado para recolher os dados sobre o movimento de pedestres e ciclistas.
A informação é imediatamente transmitida pela rede 5G até uma plataforma que disponibiliza painéis de dados para uma compreensão abrangente de como a ponte é utilizada, interligando diferentes variáveis que vão da qualidade do ar, às condições atmosféricas, passando por muitos outros parâmetros como condições da via, dos equipamentos e das infraestruturas. O intuito passa essencialmente por criar uma ferramenta capaz de providenciar elementos que possam ajudar as autoridades rodoviárias a adaptar, redesenhar e atualizar as infraestruturas de acordo com as necessidades dos utilizadores.
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa de soluções inteligentes Digiflec em parceria com o Scotland 5G Centre, entidade pública criada pelo Governo da Escócia para acelerar a adoção da conectividade 5G na indústria e nos sectores públicos do país. O que se pretende agora é aproveitar o poder da conectividade 5G para transmitir dados dos sensores LiDAR por toda a cidade de Dundee. O objetivo é fazer um levantamento preciso e detalhado sobre o tráfego nas principais artérias, ajudando a melhorar a eficiência do trânsito.
Utilizando a rede 5G na frente ribeirinha de Dundee, pretende-se expandir as capacidades do sistema Connected Intelligent Infrastructure Management que já se encontra, aliás, a ser instalado em Thornhill, região escocesa de Dumfries and Galloway. A cidade, com pouco mais de dois mil habitantes, está inserida na movimentada rota do Parque Nacional Trossachs, um popular destino turístico escocês.
Significa isto que um abundante tráfego de visitantes – juntamente com os automóveis dos residentes, os transportes públicos suburbanos e as viaturas agrícolas -, passa pela cidade em grandes volumes a caminho dos pitorescos vales e lagos da reserva natural. A utilização intensa das vias rodoviárias levou o município a querer conhecer que tipos de veículos e a que velocidades circulam nas principais vias da cidade.
As autoridades locais querem ainda analisar como a poluição se forma, se move e se dispersa para estudar os impactos na saúde pública. Além de contar e categorizar os veículos, o sistema cruza a informação sobre o tráfego com os dados meteorológicos e de qualidade do ar, ajudando a compreender como todas estas variáveis estão interligadas.
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Crédito da Imagem de abertura: https://scotland5gcentre.org/