A implementação de infraestrutura de suporte ao 5G entre Salamanca-Porto-Vigo e ainda entre Mérida-Évora são dois de seis projetos adjudicados pela Comissão Europeia à empresa espanhola Cellnex. As restantes iniciativas, lançadas pelo CEF Digital 2, incluem dois corredores entre Espanha e França e estudos de viabilidade para outras passagens transfronteiriças da Europa. Os trabalhos ficarão concluídos em finais de 2025, abrindo caminho a veículos conectados, operações de emergência ou de logística mais eficazes ou ainda serviços móveis de quinta geração para condutores, passageiros e zonas rurais.
A Comissão Europeia adjudicou à Cellnex, empresa espanhola de telecomunicações, seis projetos para a implementar infraestruturas de suporte ao 5G em corredores de transporte transfronteiriços. A concessão, realizada no âmbito do programa Connecting Europe Facility (CEF-2), prevê quatro obras a executar ainda durante o mês de janeiro e dois estudos de viabilidade.
Os quatro corredores, previstos nesta iniciativa, incluem a ligação entre Portugal e Espanha, através dos percursos Salamanca-Porto-Vigo e Mérida-Évora e ainda os corredores entre Espanha e França (Barcelona-Montpellier-Toulouse e Bilbao-Bordeaux). Os estudos, por seu turno, incidem sobre a ligação entre Itália e Áustria e ainda na digitalização de estradas no corredor Espanha-França, do projeto EUMOB, executado juntamente com a Albertis, empresa espanhola de transportes e telecomunicações.
O grande objetivo destes projetos passa por fornecer conectividade 5G ininterrupta e de alta qualidade para serviços de segurança rodoviária, e serviços móveis de quinta geração aos condutores e passageiros ao longo dos percursos entre fronteiras europeias.
As iniciativas fazem parte da estratégia da União Europeia para estimular o desenvolvimento e o ecossistema da mobilidade interligada e automatizada entre as grandes cidades e os centros de transporte, uma etapa apontada como decisiva para melhorar a resposta dos serviços de emergência, a infraestrutura da rede rodoviária, a experiência dos passageiros e o transporte intermodal de mercadorias.
De acordo com o comunicado da Cellnex Portugal, vão ser instalados 34 novos sites de telecomunicações, incluindo sistema de antenas distribuídas (DAS) em túneis. A instalação, realizada com a colaboração de operadores móveis, será simultaneamente complementada por uma rede neutra de comunicações V2X (veículo-para-veículo) e edge computingcom o intuito depermitir conectividade 5G ao longo de mais de 1.400 quilómetros destes quatro corredores transfronteiriços.
Os impactos da digitalização, segundo a empresa com sede em Barcelona, não serão somente visíveis para os veículos conectados, mas também para gestores de redes rodoviárias, serviços de emergência, logística, operadores de frota, além dos próprios passageiros.
“Encorajo os operadores móveis e os atores públicos e privados no sector da mobilidade a colaborarem com novos serviços que se tornarão uma realidade, em grande parte devido à implementação destas infraestruturas”
Eduardo Fichmann, Diretor Global de Inovação e Estratégia de Produtos da Cellnex
Os projetos irão envolver um investimento global de 24 milhões de euros, 50% dos quais financiados pela Comissão Europeia. Os trabalhos deverão arrancar ainda durante este mês, prevendo-se que estejam concluídos até dezembro de 2025.
A iniciativa dos corredores 5G é um dos projetos plurinacionais da Estratégia da Década Digital da UE. O programa CEF Digital prevê o desenvolvimento de uma rede pan-europeia de transportes de corredores 5G até 2027. Durante o período 2022-2027 o programa Digital Connecting Europe Facility fornecerá um apoio financeiro à implantação de corredores transfronteiriços 5G, com um orçamento previsto de cerca de mil milhões de euros.
Estas infraestruturas são vistas como fundamentais para impulsionar a mobilidade conectada e automatizada, sendo igualmente encaradas como decisivas para reforçar a digitalização das operações ferroviárias. Não menos relevante será a sua importância para vir a fornecer serviços no sector dos transportes nas zonas envolventes dos corredores transfronteiriços, incluindo as zonas rurais.
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