Portugal conta com algumas iniciativas que apoiam o desenvolvimento de soluções inovadoras assentes nas capacidades 5G. Os testbeds resultam de esforços entre empresas tecnológicas, institutos de investigação e operadores de telecomunicações que fornecem infraestruturas, tecnologia e apoio especializado a startups e a pequenas e médias empresas. O intuito é proporcionar ambientes físicos e virtuais para testar e validar os novos serviços ou produtos em áreas tão distintas como indústrias, cidades inteligentes, mobilidade, ambiente, saúde ou energia. Conheça quais são, a que sectores se destinam e que metas querem alcançar.
As redes móveis 5G trouxeram oportunidades de inovação em todos os sectores, mas as soluções aplicadas à indústria, aos serviços ou aos novos modelos de negócio precisam de ser testadas em ambientes seguros antes de chegarem ao mercado. Essa é a função dos testbeds, campos de ensaio criados com a finalidade de desenvolver, testar e validar tecnologias que visam acelerar a transição digital.
Em Portugal são já algumas iniciativas que apoiam startups e Pequenas e Médias Empresas (PME) a desenvolver pilotos em sectores tão diversos como saúde, mobilidade, cidades inteligentes, indústrias, ambiente ou utilities. Boa parte destes laboratórios, aliás, estão integrados na Rede Nacional de Test Beds, programa apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Ostestbeds proporcionam apoio técnico, equipamentos ou infraestruturas para as empresas poderem experimentar produtos e serviços em espaços físicos ou de simulação virtual.
Ao se criarem condições para testar e validar novos produtos, aplicações ou processos, os testbeds permitem encurtar a fase de ensaios e reduzir o risco financeiro das empresas. O objetivo final é aumentar o número de soluções tecnológicas comercialmente viáveis e acelerar a adoção do 5G no tecido empresarial português.
O Portal 5G reuniu informação sobre os testbeds criados em Portugal para apoiar empresas e startups que pretendam desenvolver e testar produtos e serviços assentes nas capacidades do 5G. Conheça quais são, a que sectores se destinam e que objetivos e metas querem alcançar.
Next Generation Networks Test Bed (NGN) disponibiliza infraestruturas, capacidade tecnológica e uma equipa especializada na área do 5G para apoiar o desenvolvimento, o teste, a experimentação e a validação de novos produtos e serviços digitais de Pequenas e Médias Empresas (PME) e startups de sectores variados como saúde, mobilidade ou media e entretenimento.
Integrada na Rede Nacional de Test Beds, o NGN quer concluir, até setembro de 2025, o desenvolvimento de 59 novos produtos/serviços que tirem partido das potencialidades do 5G para acelerar os processos de transição digital e climática. A finalidade passa também por assegurar que os serviços e a infraestrutura disponibilizados são de acesso aberto baseados numa lógica de inovação colaborativa.
Mais informação: https://vodafoneboostlab-openinnovation.com/
Digital Nervous System Testbed está integrado na Rede Nacional de Test Beds e visa implementar uma infraestrutura direcionada a empresas e startups de múltiplos sectores que queiram testar e desenvolver os seus produtos. O testbed disponibiliza uma gama de tecnologias avançadas como computing continuum, 5G, IoT-edge-to-cloud, zero touch automation, entre outras. O objetivo passa por desenvolver, até setembro de 2025, mais de uma centena de produtos/serviços comercialmente viáveis com casos de estudo em 11 sectores de atividade.
Mais informação: https://testbed.ubiwhere.com/pt/
Selecionada em 2023 para integrar a Rede Nacional de Test Beds, o 5G & Digital Transformation destina-se a apoiar o processo de transição digital do país e a acelerar a adoção do 5G, aproximando os diferentes sectores de atividade à rede móvel de última geração. A infraestrutura de teste robusta e descentralizada, aliada a um conjunto de serviços projetados para dar resposta às necessidades de mercado, fornece às empresas aderentes o acesso a ambientes de teste e de desenvolvimento de novos produtos assentes em tecnologias de conectividade 5G. O intuito é promover desenvolvimento de 165 produtos e serviços até setembro de 2025.
Mais informação: https://www.nos.pt/empresas/testbed-5g#sobre
O 5G Lab e 5GLaaS apoiam empresas de telecomunicações, empresas, fabricantes de equipamentos e startups que pretendam desenvolver e validar diferentes soluções para o ecossistema de telecomunicações. Localizado no município do Fundão, a instalação fornece prototipagem, design, desenvolvimento e um ambiente de teste e validação para virtualizações de rede e implantações 5G. Além de uma incubadora de aplicações industriais 5G, o laboratório também disponibiliza recursos de plataforma de demonstração que simulam cenários e tecnologias para provas de conceitos e pilotos. Os recursos físicos e virtuais do laboratório 5G, em Portugal, podem ser acedidos e geridos a partir de qualquer local do mundo, 24 horas por dia, sete dias por semana, através de um portal seguro baseado na web.
Mais informação: https://www.capgemini.com/solutions/5g-labs/
O Living Lab de Aveiro conta com uma rede 5G operacional no centro urbano, implementada no âmbito do programa Aveiro Tech City. Com a finalidade de usar a própria cidade de Aveiro como um testbed, a iniciativa destina-se a testar, em ambiente real, novas tecnologias, serviços e aplicações. A infraestrutura de comunicações é simultaneamente uma plataforma urbana de gestão de dados e de analítica ao serviço de investigadores, indústrias digitais, startups, empresas de alto crescimento (scaleups), centros de investigação, empreendedores, entre outras partes interessadas.
Mais informação: https://www.aveirotechcity.pt/pt/parceiros
__________________________
Leia também o artigo: “5G e IA. Dez carreiras promissoras em 2024”