Com inauguração prevista para o final de 2023, o projeto inclui 50 resorts em 22 ilhas no Mar Vermelho. Abrangendo uma área de 28 mil km2, a rede 5G implicará a construção de torres de comunicações em 3D, integradas na paisagem, e a instalação de 760 mil painéis solares, que irão fornecer energia 100% renovável. O objetivo é proteger o ambiente e proporcionar alta conectividade a mais de oito mil quartos de hotel, espaços de lazer e cerca de mil propriedades particulares.
O resort Six Senses Southern Dunes, na Arábia Saudita, vai inaugurar até ao final de 2023 a primeira rede móvel 5G do mundo com zero-emissões. Cobrindo uma área total de 28 mil km2, a infraestrutura irá servir o complexo turístico, que conta com 50 resorts espalhados por 22 ilhas na região do Mar Vermelho. O projeto inclui torres de comunicação impressas com tecnologia 3D, que foram inspiradas nas formações rochosas da paisagem circundante para se fundirem com o habitat natural.
Para alcançar a neutralidade carbónica, a rede de comunicações móvel será ainda alimentada por energia 100% renovável, assegurada por cerca de 760 mil painéis solares que visam reduzir as emissões em mais de 278 milhões de toneladas por ano até 2030. Projetada exclusivamente para a região do Mar Vermelho, a rede 5G zero-emissões tem como principal intuito causar o mínimo impacto no ambiente ao mesmo tempo que fornece conectividade de última geração a mais de oito mil quartos de hotéis, marinas, campos de golfe e ainda cerca de mil propriedades residenciais que se encontram na região.
A iniciativa foi levada a cabo por Red Sea Global (RSG), entidade financiada pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, que desenvolve projetos de turismo regenerativo em articulação com o sector privado. A rede móvel, bem como as estruturas e as soluções técnicas para atingir a neutralidade carbónica, foram desenvolvidas e instaladas pelo operador saudita de telecomunicações Zain KSA, que se comprometeu também a partilhá-las com outros operadores.
Os dois parceiros assumiram o compromisso de alinhar este projeto com os objetivos do Visão 2030, programa estatal que visa diminuir a dependência do petróleo no país, reduzir as emissões e alcançar a neutralidade carbónica até 2040.
_____________________________________
▪▫▪ Leia também o artigo “Emirados Árabes Unidos têm a rede 5G mais rápida do planeta”
📷 Crédito da imagem de abertura: Six Senses Southern Dunes