Conheça a iniciativa que uniu 21 parceiros de sete países para ultrapassar os grandes desafios tecnológicos associados aos corredores transfronteiriços 5G. Quatro projetos-piloto estão a ser testados no troço ferroviário e rodoviário entre Figueres, em Espanha, e Perpignan, em França. O intuito é desenvolver modelos e soluções de mobilidade suportados em redes 5G e em Inteligência Artificial, que possam vir a ser replicados em todas as fronteiras do espaço comunitário.
Entre Figueres, na província espanhola de Gironde, e a cidade francesa de Perpignan, a distância não ultrapassa os 60 km. Este troço, no entanto, assume uma importância estratégica ao suportar 55% do tráfego rodoviário entre a Península Ibérica e o resto da União Europeia (UE), bem como 65% do tráfego ferroviário entre ambos os lados dos Pirenéus. Esse foi o motivo para um consórcio entre 21 parceiros de sete países escolher o local para testar soluções avançadas na mobilidade, que poderão vir a ser replicadas em outros corredores transfronteiriços do espaço comunitário e, sobretudo, apoiar a implantação do 5G em áreas que atualmente têm baixa conectividade.
O projeto, denominado 5GMED, visa construir um modelo sustentável de implantação 5G para a mobilidade no Corredor Transfronteiriço do Mediterrâneo. Os ensaios, que ali decorrem até 31 de agosto de 2024, procuram demonstrar a mobilidade cooperativa conectada e automatizada (CCAM, sigla em inglês para Cooperative, Connected and Automated Mobility) e serviços oferecidos no comboio ao longo do trajeto Figueres-Perpignan, nos Pirenéus Orientais. A iniciativa envolve uma infraestrutura suportada em redes 5G e destinada a funções de Inteligência Artificial implantadas por operadores de telecomunicações, rodoviários e ferroviários.
Coordenado pela Cellnex, o projeto 5GMED está a realizar quatro projetos-piloto, um no domínio ferroviário e mais três em autoestrada do corredor do Mediterrâneo. O intuito é implantar uma infraestrutura que possa fornecer serviços avançados de conectividade de maneira escalável e que, no futuro, possa ser replicada em outras rotas de transporte da Europa. Os testes procuram avaliar uma ampla gama de tecnologias aplicadas à mobilidade, incluindo sensores a bordo e de infraestrutura, redes 5G e Inteligência Artificial.
A missão, no fundo, é utilizar o 5GMED para demonstrar como a mobilidade do futuro pode ser implementada com diferentes tipos de tecnologias de ponta baseadas em redes 5G, como o Edge Computing, que facilita a ligação entre múltiplos dispositivos. A implantação do 5G é testada num ambiente controlado para posteriormente ser replicada numa escala progressivamente maior. Um dos grandes desafios tecnológicos dos corredores transfronteiriços encontra-se precisamente nos limites geográficos entre os países da União Europeia. As soluções encontradas para o troço entre as cidades de Figueres e Perpignan serão, como tal, decisivas para reduzir os tempos de interrupção do serviço na passagem ferroviária e rodoviária da fronteira.
Os casos de uso desenvolvidos no âmbito do 5GMED concentram-se na condução remota de veículos autónomos, gestão avançada de tráfego, serviços de conectividade ferroviária de alta velocidade durante a mudança transfronteiriça e ainda serviços de infoentretenimento de alta qualidade (como Realidade Aumentada e vídeos 360º) para veículos conectados.
Na ferrovia, por exemplo, o passageiro poderá ter acesso ilimitado à Internet para uso profissional e de entretenimento. O operador de transporte ferroviário, por seu turno, conseguirá obter custos mais baixos para novos serviços que sirvam para agilizar e tornar mais eficiente as suas operações. A espectativa é que a viabilidade económica e a atratividade dos caminhos-de-ferro melhorem com a nova conectividade desenvolvida para o comboio.
Os países da UE e a indústria estão atualmente a cooperar para preparar a implantação em larga escala de corredores 5G destinada à mobilidade conectada e automatizada nas vias de transporte europeias. O investimento é encarado como estratégico pela Comissão Europeia, esperando-se que a implantação de corredores transfronteiriços 5G ao longo dos percursos de transporte em toda a Europa contribua para a transformação ecológica e digital da economia e da sociedade da União Europeia. A Mobilidade Conectada e Automatizada com 5G, em particular, é vista como um importante facilitador para melhorar a segurança rodoviária, otimizar o tráfego rodoviário, reduzir as emissões de CO2 e promover a competitividade industrial do sector dos transportes e da mobilidade.
O 5GMED é uma das 15 iniciativas incluídas na primeira vaga de projetos selecionados para cofinanciamento de infraestruturas de corredores 5G. O investimento global é de 16 milhões de euros, 75% dos quais financiados pela Comissão Europeia através do seu Programa Horizonte2020.
Durante o período 2022-2027 o programa Digital Connecting Europe Facility conta fornecer um apoio financeiro à implantação de corredores transfronteiriços 5G, com um orçamento previsto de cerca de mil milhões de euros.
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📷 Crédito da imagem de abertura: Projeto 5GMED