A Associação Global de Fornecedores Móveis (GSA) atualizou o seu relatório anual sobre o ponto de situação dos leilões de espectro em todo o mundo.
O relatório inclui informação dos leilões previstos para atribuição de espectro, por país, data prevista para o seu lançamento, banda de espectro e base de licenciamento (se é exclusivo para 5G ou não).
De acordo com o relatório de março de 2021, foram identificados 29 leilões que atribuirão espectro para serviços 5G, dos quais 23 estão previstos acontecer ainda em 2021.
Dos 29 leilões, 12 estão associados a Estados Membros da União Europeia, nomeadamente três na Bélgica, dois na Holanda e um na Croácia, na Dinamarca, Estónia, na Polónia, na Roménia, em Espanha e na Suécia.
Este relatório, que reflete os desenvolvimentos sobre as atividades relacionadas com atribuição de espectro, pode ser consultado na página da GSA.
Em Portugal, o leilão para atribuição de espectro foi decomposto em duas fases. A primeira fase foi direcionada a novos entrantes e decorreu entre 22 de dezembro de 2020 e 11 de janeiro de 2021. A segunda fase, a fase de licitação principal, teve início a 14 de janeiro de 2021 e está ainda a decorrer.
Para saber mais sobre o leilão de espectro a ocorrer em Portugal, consulte informação sobre o leilão ou ainda resultados do leilão.