Agenda

A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Alimentando o próximo salto quântico nas redes móveis: envolver a IA na transição do 5G para o 6G

11 Abril , 15:00 16:30 UTC+0

Tendo em conta a crescente procura dos sistemas 5G, a adoção de Inteligência Artificial (IA) na evolução das redes de 5ª geração torna-se decisiva para gerir a sua crescente complexidade e impulsionar o próximo salto quântico nas redes 6G. Esse é o ponto de partida da palestra “Alimentando o próximo salto quântico nas redes móveis: envolver a IA na transição do 5G para o 6G”, promovida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) através da sua plataforma digital AI for Good, a.

Xingqin Lin, engenheiro sénior de standards 3GPP, na tecnológica americana Nvidia, conduzirá esta palestra, transmitida online já no próximo dia 11 de abril, segunda-feira, entre as 15:00 e as 16:30 (hora de Lisboa).

Fornecer uma visão geral do estado da arte da Inteligência Artificial ​​nas redes móveis, olhar para os avanços recentes ou discutir em detalhe os aspetos mais relevantes da padronização 3GPP são alguns dos tópicos que o especialista incluirá na sua apresentação.

Com duração de 90 minutos, a palestra terá ainda boa parte do seu tempo dedicada aos casos de estudo com dados reais da rede e demonstrações como a IA poderá melhorar o seu desempenho. O evento ao vivo inclui também 30 minutos de networking a acontecer na AI for Good Neural Network, onde será possível fazer perguntas ao orador, interagir com outros participantes e aprofundar contactos com a comunidade AI for Good.

Para os interessados em participar na palestra, recomenda-se a leitura prévia do artigo: “Alimentando o próximo salto quântico nas redes móveis: envolver a IA na transição do 5G para o 6G”.

O registo no evento pode ser feito no site da plataforma IA for Good

_______________

Sobre o orador Xingqin Lin

Especialista em comunicação sem fio e estratégia de tecnologia, Xingqin Lin é um dos principais colaboradores dos standards 5G NR, NB-IoT e LTE. O seu trabalho, considerado pioneiro, já promoveu oportunidades estratégicas, produtos e implementações no mundo real no sector de telecomunicações, permitindo grandes transições de rede de 4G para 5G.

Xingqin Lin é coautor do livro “Wireless Communications and Networking for Unmanned Aerial Vehicles” e editor-chefe da obra “5G and Beyond: Fundamentals and Standards”, tendo sido distinguido com vários galardões, incluindo o Prémio Melhor Jovem Profissional na indústria da IEEE Communications Society, de 2020, o Prémio de Início de Carreira da IEEE Vehicular Technology Society, de 2021, o Prémio Fred W. Ellersick da IEEE Communications Society de 2021, entre outros.

Com um doutoramento em engenharia elétrica e de computação pela Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, Xingqin Lin trabalha atualmente como engenheiro sénior na tecnológica americana Nvidia, tendo já ocupado vários cargos na Ericsson, onde liderou a investigação e padronização de 5G/6G.

_______________

Sobre a União Internacional de Telecomunicações (UIT)

A UIT é a agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação. Destinada a padronizar e regular as ondas de rádio e telecomunicações internacionais, a entidade é composta por todos os países membros da ONU e por mais de 700 entidades do sector privado e académico. Saiba mais sobre a UIT na página temática Organizações de referência do Portal 5G.

_______________

Sobre a plataforma digital AI for Good

AI for Good é uma plataforma digital da UIT, onde inovadores de Inteligência Artificial e todas as partes interessadas se conectam para aprender, debater e identificar soluções práticas de IA destinadas a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

_______________

Sobre o 3GPP – Projeto de Parceria para a 3.ª Geração

O 3GPP é um projeto de parceria que reúne Organizações de Desenvolvimento de Padrões nacionais de todo o mundo, inicialmente para desenvolver especificações técnicas para a 3ª geração de telecomunicações móveis, telemóveis, UMTS. Saiba mais sobre o 3GPP na página temática Organizações de referência do Portal 5G.

UIT

Online