A empresa pública Adif desenvolveu uma aplicação pioneira na Europa, que permite aos passageiros saber em tempo real todos os percursos e paragens dentro da estação de Valladolid. Ao fornecer cálculos precisos de tempo e de distâncias, os passageiros podem planear as suas compras, idas à casa de banho ou um café numa esplanada sem receio de perder o comboio.
A Adif, empresa pública que gere as infraestruturas ferroviárias em Espanha, está a testar um sistema pioneiro na Europa de mobilidade e orientação inteligente para os passageiros que viajam nos comboios. O ensaio, suportado numa rede privada 5G e na inteligência artificial, decorre na estação de Valladolid – Campo Grande, localizada entre Madrid e Burgos.
A aplicação, distribuída a um grupo selecionado de passageiros, fornece orientação em tempo real, como horários de partida e de chegada dos transportes, níveis de ocupação dos espaços interiores, tempos de espera no controlo de bagagens, horários de abertura dos estabelecimentos comerciais, entre outras informações.
Ao fornecer todos esses dados em tempo real, a tecnologia permite aos passageiros planear a sua viagem, adaptando os percursos e o tempo que têm disponível antes de entrar no comboio. A aplicação mede automaticamente o nível de ocupação de todos os espaços da estação, gerando estimativas de tempo para chegar à plataforma e indicando, inclusive, trajetos menos congestionados para otimizar a deslocação.
O intuito passa, essencialmente, por proporcionar aos utentes tempo suficiente para usufruir dos serviços e ofertas de lazer existentes na estação. Sempre que o viajante decidir fazer uma paragem, a solução volta a calcular os minutos necessários para chegar ao comboio. No caso de o tempo ser escasso, o utilizador recebe um alerta, dando conta de que poderá perder a viagem se optar por fazer uma paragem.
O sistema pode, do mesmo modo, direcionar os passageiros para equipamentos de emergência como extintores de incêndio e desfibriladores, podendo ainda dar acesso a informações sobre interrupções de serviços e estimativas de tempo para a resolução das anomalias.
Para desenvolver o piloto, foi criado uma plataforma de computação em nuvem, tendo sido instalado um total de 12 câmaras de alta-resolução distribuídas pelo hall principal, plataformas, túnel e passagem superior da estação ferroviária. Foram ainda desenvolvidos gémeos digitais e um ecossistema de sensores que fornecem dados de localização de alta qualidade e precisão.
Outras funcionalidades vão ser ainda desenvolvidas, nomeadamente aplicações para gerir os espaços comerciais, melhorar a sinalética, planear a manutenção da estação e impedir o acesso não autorizado de pessoas estranhas a locais que são de uso exclusivo dos funcionários.
O novo sistema de orientação está a ser implementado no âmbito do Plano de Transformação Digital das Estações da Adif que, segundo a empresa, destina-se a converter as instalações ferroviárias em centros inteligentes capazes de fornecer serviços e deslocações mais eficientes.
_______________________
Leia o artigo: “Rede 5G apoia a Polícia de Málaga na gestão da mobilidade urbana”
Crédito da imagem de abertura: Adif