A segurança rodoviária e a gestão de multidões estão no centro de três casos de uso 5G que a Polícia de Málaga, em Espanha, dispõe para controlar o tráfego urbano, estabelecer comunicações de voz seguras e supervisionar a ocupação dos espaços públicos. Os projetos permitiram uma maior coordenação entre as forças policiais, que contam agora com uma rede privada 5G para suportar novos serviços e tecnologias avançadas como a Inteligência Artificial.
Gerir a mobilidade urbana de uma forma mais eficaz através de câmaras de vídeo fixas e móveis conectadas ao 5G são os recursos mais recentes que a Polícia de Málaga, em Espanha, dispõe para controlar e supervisionar o tráfego rodoviário em tempo real. O centro de controlo policial já se encontrava apetrechado com 30 câmaras fixas instaladas nas principais artérias. A cobertura, no entanto, demonstrou ser insuficiente para assegurar a vigilância de todos os locais com intensa circulação automóvel.
A lacuna foi agora colmatada com uma câmara móvel, ligada a uma rede móvel de última geração, que pode ser instalada em qualquer lugar, enviando instantaneamente imagens de vídeo até ao centro de controlo para agilizar as operações de gestão urbana. Embora as imagens de videovigilância sejam exibidas 24 horas por dia, sete dias por semana, a polícia tinha de se deslocar aos locais onde as câmaras se encontram para conseguir visualizá-las. Com as novas ferramentas, os agentes de segurança podem agora conectar-se através da rede 5G a partir de qualquer lugar e em qualquer momento para ter acesso às imagens, podendo ainda usar o smartphone para controlar qualquer uma das câmaras ligadas à central de operações.
Essa nova valência permite que as informações audiovisuais estejam disponíveis tanto para quem está no terreno como para os que se encontram a trabalhar na sala de operações. Ao terem acesso às mesmas imagens, a polícia de Málaga espera aumentar o grau de coordenação e de eficiência entre as suas diferentes unidades.
Os casos de utilização desenvolvidos com a rede 5G permitiram ainda inaugurar novos serviços de gestão de tráfego e de multidões com recurso a análises de vídeo de Inteligência Artificial (IA). Através de 30 câmaras fixas e móveis instaladas na malha urbana de Málaga, a polícia consegue também supervisionar a ocupação dos espaços públicos, podendo recorrer à IA para contar automaticamente quantas pessoas se encontram no local e quantas estão de passagem.
A iniciativa, incluída no projeto 5G Andalusia Pilots, conta ainda com uma rede privada de comunicações de voz e vídeo 5G que permite às forças policiais comunicarem entre si com maior segurança e privacidade. A comunicação é assegurada através de smartphones 5G convertidos em walkie talkies (puch-to-talk), podendo inclusive ser usados para estabelecer a comunicação entre grupos com a confiabilidade de uma rede privada.
Os casos de uso desenvolvidos pelo operador Telefónica para a polícia de Málaga são parte do programa Red.es, que visa impulsionar a implantação de redes 5G no território espanhol com vista a cumprir os objetivos definidos na estratégia Espanha Digital 2025.
____________________
Leia também o artigo: “5G e IA contam em tempo real os passageiros nos autocarros de Hong Kong”
Crédito da imagem de abertura: Telefónica