No âmbito do 5G, uma small cell é um ponto de acesso sem fios de pequena dimensão, que emite potências até 10 watts e funciona em frequências mais altas, significando que tem elevada capacidade de transmissão de dados com velocidade mais elevada face às frequências mais baixas, mas cobertura geográfica reduzida face às estações de base atualmente existentes.
Devido às suas características, prevê-se que as small cells venham a ser utilizadas para aumentar o escoamento de tráfego em zonas densamente povoadas e para complementar a rede de estações de base no que se refere à cobertura das redes móveis.
Existem diferentes gamas de small cells para responder a necessidades distintas, sendo a instalação das mesmas dependente da estratégia dos operadores, podendo ser instaladas, por exemplo, no exterior de edifícios ou em parques empresariais.
A penetração de sinais radioelétricos das small cells, quer no organismo humano, quer nos edifícios, é baixa, não obstante existirem algumas preocupações que podem ser associadas a essas frequências, exatamente porque funcionam em frequências mais elevadas.