A solução destina-se não só aos utentes, que procuram alternativas aos transportes lotados, mas também ao operador, que ajusta instantaneamente a oferta à procura dos seus serviços.
Usar uma aplicação no smartphone para saber se o próximo autocarro está lotado ou se há lugares disponíveis e, com essa informação, mudar ou não o plano de viagem é algo já possível em Hong Kong. A solução, implementada pelo ScanVIS, o maior operador de transportes públicos rodoviário da região administrativa especial da China, foi testada em cerca de 2300 veículos da frota da empresa, com uma taxa de sucesso superior a 90%.
Se até agora a contagem de passageiros era manual, a tecnologia ScanVisAI automatizou o sistema, recorrendo às redes móveis 5G, à Inteligência Artificial (IA), ao Learning Machine e ainda aos sensores IoT para disponibilizar os resultados em tempo real. A transportadora introduziu um algoritmo de IA programado para fazer a contagem automática e eliminar qualquer intervenção humana durante este processo.
Integrado na rede de câmaras de videovigilância, o algoritmo permite ainda analisar as imagens de vídeo, monitorizar e calcular com precisão várias métricas, entre as quais a contagem de passageiros, distinguindo inclusive a ocupação nos andares superiores e inferiores dos autocarros. Estes dados são instantaneamente transmitidos para uma plataforma integrada de serviços da empresa, através de uma rede 5G. A informação destina-se não somente aos utentes, mas também para o próprio operador poder gerir com maior eficiência a alocação dos seus recursos.
Os passageiros, por seu turno, ganharam, através da app móvel, uma ferramenta que lhes permite tomar decisões informadas sobre os percursos a adotar nas suas deslocações urbanas com base nas atualizações da lotação dos autocarros. Ao conhecerem com antecedência a taxa de ocupação dos transportes, os utentes podem planear as suas viagens, escolhendo os meios menos congestionados.
Dentro de cada autocarro, há também ecrãs digitais que disponibilizam dados sobre os lugares sentados existentes no andar superior. A informação evita movimentações desnecessárias no interior do veículo e tem como objetivo reduzir os riscos de acidentes associados à subida e descida das escadas enquanto o transporte está em movimento.
Os dados, fornecidos em tempo real, são também considerados uma mais-valia no planeamento e gestão da frota. Ao recolher com precisão a informação sobre o fluxo de passageiros, a solução permite adaptar e otimizar as rotas e horários consoante a lotação dos transportes. A vantagem, segundo o comunicado do operador, é particularmente útil em dias de festividades ou durante os feriados em que existe uma maior necessidade de ajustar em tempo real a oferta à procura de transportes públicos.
Fornecer uma maior segurança e proteção dos passageiros é mais um benefício a ter em conta, uma vez que a tecnologia permite também monitorizar os passageiros em trânsito, sobretudo em grandes aglomerações dentro dos veículos, nas estações e nos terminais. De acordo com o operador ScanVIS, a transmissão de dados e a análise em tempo real, realizada pelos algoritmos AI, identificam rapidamente as ameaças à segurança, possibilitando respostas de emergência imediatas.
Ultrapassada a fase experimental, que decorreu ao longo do ano de 2023, o operador prepara-se agora para estender, em 2024, a tecnologia a toda a sua frota, composta por 3900 autocarros que diariamente fazem 373 rotas na região de Hong Kong.
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