O relatório da Associação Global de Fornecedores Móveis mostra que a Indústria é o sector com maior adesão, com o automóvel a concentrar a maioria dos casos. A Educação surge em segundo lugar, seguido pela Mineração e pela Energia.
A Associação Global de Fornecedores Móveis (GSA) identificou no relatório “Private-Mobile-Network June 2022” 794 organizações, em 68 países ou regiões, que já estão a implementar redes móveis privadas suportadas em tecnologias LTE (Long Term Evolution) ou 5G.
Embora o 5G esteja a ser utilizado por apenas 37% das entidades, os autores do documento concluem que o LTE já se está a tornar na tecnologia predominante na execução de redes privadas em todo o mundo. Do lado do sector das telecomunicações, a GSA também encontrou 70 operadoras envolvidas em projetos de rede móvel privada.
Entre as 794 organizações que se encontram atualmente a instalar redes móveis privadas LTE ou 5G, a Indústria é, segundo o relatório, o sector com maior adesão. O automóvel concentra a maioria dos casos, seguido dos equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes e, logo depois, surgem os produtos de informática, eletrónicos e óticos.
Ao todo, foram apontadas 140 empresas do sector das Indústria envolvidas em pilotos ou em implementações de redes privadas. O número representa uma subida significativa, tendo em conta que, no final de 2021, não ultrapassavam as 111 organizações empresariais. A Educação surge a seguir com 80 entidades identificadas, seguido pela Mineração (69) e pelas concessionárias de Energia (68).
“Um grande número e uma ampla gama de organizações estão fortemente empenhadas no desenvolvimento e fornecimento de soluções para redes móveis privadas”, afirmou Joe Barrett, Presidente da GSA, citado no comunicado publicado a propósito da divulgação do relatório. De acordo com o responsável, os provedores de nuvem estão também a oferecer soluções de rede móvel privada, muitas vezes em parceria com operadores móveis ou fornecedores de rede. O relatório também identificou “mais de 50” fornecedores envolvidos no fornecimento de equipamentos para redes móveis privadas baseadas em LTE ou 5G.
“Organizações de todos os tipos, sejam elas dos sectores da Indústria, Educação ou Automóvel, estão a investir e a instalar redes que irão impulsionar a automação e a produtividade”, congratulou-se Joe Barrett, prevendo que, perante “tantas oportunidades e novas regulamentações”, o expectável é que surjam “desenvolvimentos significativos” no mercado nos próximos dois anos.
Nota: a GSA define uma rede móvel privada como uma rede 4G/LT-5G, que usa o espectro definido pelo 3GPP – Projeto de Parceria para a 3.ª Geração. O seu uso é destinado exclusivamente a entidades privadas, como empresas, indústrias ou governos e não é fornecida ao público em geral.
Para ler o sumário do relatório “Private-Mobile-Network June 2022” deverá inscrever-se na plataforma da GSA. A versão integral do documento está apenas disponível para os membros da associação.
___________________
Sobre a GSA – Associação Global de Fornecedores Móveis
A Associação Global de Fornecedores Móveis (GSA) é uma organização do sector da indústria, sem fins lucrativos, que representa empresas de todo o ecossistema móvel mundial dedicado ao fornecimento de infraestruturas, semicondutores, equipamentos de teste, dispositivos, aplicações e serviços de apoio móvel. A GSA promove o roteiro da tecnologia 3GPP (3G, 4G, 5G) e produz regularmente relatórios com estudos, pesquisas ou estatísticas relevantes para indústrias e empresas. O site https://gsacom.com é usado por profissionais e organizações do sector de mais de 200 países em todo o mundo como fonte de informações sobre 4G e 5G.
Consulte a página temática sobre organizações de referência do Portal 5G, para saber mais.