As duas empresas uniram-se para inaugurar um espaço destinado aos artistas digitais, com tecnologias de quinta geração e programas que visam impulsionar a experimentação e a inovação. Está também prevista uma competição para talentos nacionais e estrageiros e ainda um roadshow com debates e palestras pelas universidades portuguesas.
Irá chamar-se THU Lab – Human Behavior Center e será um novo espaço destinado à inovação e experimentação que a NOS e o Trojan Horse was a Unicorn (THU) pretendem criar em Lisboa. A colaboração foi anunciada esta semana, com ambos os parceiros a assumirem que a “disrupção tecnológica trazida pela rede 5G” serviu como catalisador para darem agora juntos um novo impulso à indústria de entretenimento digital em Portugal.
O laboratório sensorial e comportamental 5G, a ser instalado na Rua da Emenda nº 19, no centro de Lisboa, destina-se a apoiar o talento nacional, disponibilizando formação e apoio técnico vocacionados para trabalhos que aliem a arte à ciência e à tecnologia. O espaço estará equipado com a mais recente infraestrutura de comunicações móveis de quinta geração e terá quatro pisos dedicados a diferentes programas – o desenvolvimento de um Food Lab, uma zona de investigação e pesquisa, um espaço de trabalho colaborativo para experiências multissensoriais, de restauração e de conceitos de hosting.
A colaboração inclui também o lançamento do THU Golden Ticket by NOS, um desafio que ambiciona dar voz a artistas com causas que, recorrendo às tecnologias e à inovação, refletem sobre os caminhos da sustentabilidade ambiental. Centrado no tema “Agents of Change: Como podemos consciencializar para construir um futuro sustentável?”, a iniciativa está aberta a artistas 2D e 3D de qualquer parte do mundo, havendo prémios para profissionais e para estudantes em separado. Para apoiar e promover o talento criativo nacional, foi também lançada uma categoria exclusiva para o Golden Ticket by NOS, dirigida exclusivamente a estudantes portugueses.
Os participantes do THU Golden Ticket habilitam-se a um “bilhete dourado” para o evento da comunidade THU em Troia, com viagens, estadia, alimentação e equipamentos tecnológicos incluídos. As inscrições e a submissão dos trabalhos podem ser feitas no website da THU até 17 de julho, e estão divididas em três grupos: profissionais, estudantes de todo o mundo e estudantes portugueses.
A plataforma servirá igualmente para os candidatos mostrarem a evolução das suas obras e partilharem experiências entre si. A lista com os vencedores será divulgada a 9 de agosto na mesma plataforma.
Como resultado desta parceria, a NOS e o THU esperam ainda promover um roadshow em várias universidades portuguesas, com palestras sobre a visão criativa e a arte como ferramentas para o futuro. “A inovação está no código genético da NOS e esta colaboração vai, certamente, trazer-nos novas perspetivas e caminhos de como as tecnologias como o 5G podem ser utilizadas para gerar um impacto positivo e duradouro na sociedade, com impacto na vida das pessoas”, salientou João Ricardo Moreira, administrador da NOS Comunicações, citado no comunicado do operador.
Do outro lado, André Luís, cofundador e CEO do THU, destacou o esforço colocado nesta parceria para o país reconhecer a importância do setor do entretenimento digital. “É com orgulho que celebro esta colaboração com a NOS, uma empresa com impacto que acredita no potencial da indústria e pretende ajudar a desenvolvê-la em Portugal”, rematou.
Leia o comunicado da NOS no portal de notícias da Cision News