A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) divulgou um estudo desenvolvido por esta Autoridade, sobre as medições aos níveis dos campos eletromagnéticos (CEM) provenientes de redes 5G, entre junho e outubro de 2020.
O objetivo do estudo é, assim, avaliar o impacto do 5G em termos de exposição da população em geral a CEM na proximidade de estações a realizar testes-piloto 5G na faixa dos 3,6 GHz (3,4-3,8 GHz) e surge no seguimento das várias autorizações que a ANACOM tem emitido, desde 2017, para a realização de ensaios técnicos da quinta geração móvel (5G) em Portugal. As medições foram efetuadas em cinco localizações, próximo de quatro redes 5G distintas.
Do estudo da ANACOM destaca-se o seguinte:
A figura abaixo apresenta o quociente de exposição total, entre os 75 MHz e os 6 GHz, para cada uma das cinco localizações medidas:
A ANACOM considera que, num momento em que está em curso a introdução do 5G em Portugal e em que estão em curso diversos ensaios técnicos, é importante verificar a existência de condições de segurança e o cumprimento de todas as normas em antecipação ao lançamento desta nova tecnologia.
Saiba mais sobre este estudo no site da ANACOM, aqui.