As tecnológicas portuguesas têm até 6 de maio para colocar a concurso as suas melhores soluções de Internet das Coisas com conectividade 5G.
O relógio já está a contar para as empresas e startups nacionais e internacionais que queiram participar na 7ª edição do IoT Challenge, da Altice Empresas. O tema deste ano é o 5G e a Internet das Coisas, com sete grandes áreas para explorar – Gestão das Cidades, Mobilidade e Logística, Saúde e Bem-estar, Educação, Eficiência Energética, Ambiente e Economia Circular e Indústria ou Retalho e Serviços.
As candidaturas terminam a 6 de maio, altura em que as soluções consideradas mais inovadoras irão competir num evento de kick-off. A partir desse momento, as empresas selecionadas passam a fazer oficialmente parte do concurso, podendo usufruir do serviço IoT Connect, da Altice Empresas, bem como do know-how dos especialistas e dos laboratórios golabs.5G e golabs.IoT.
Para chegarem à fase final da competição, os concorrentes terão de dar tudo por tudo para impressionar o júri. Os candidatos que demonstrarem a “aplicabilidade e maturidade” da solução farão parte do desafio superado. Mas, só os três finalistas que conseguirem aliar também a “inovação e atratividade do modelo de negócio” serão os vencedores da 7ª edição do IoT Challenge.
De acordo com o comunicado da Altice, cada equipa vencedora receberá três equipamentos 5G da Samsung e poderá beneficiar da possibilidade de ver integrada a sua solução no portefólio de Produtos e Serviços da Altice Empresas. Os projetos vencedores serão conhecidos em outubro.
Ao longo das seis últimas edições, cerca de 200 empresas já participaram no IoT Challenge que, segundo a Altice, procura premiar os melhores talentos da área tecnológica em Portugal. A edição anterior, por exemplo, contou com 27 candidaturas. A SurgeonMate, que desenvolve soluções para profissionais de saúde, a Beyond Vision, com tecnologia aplicada a drones para monitorizar campos agrícolas ou assegurar a logística no last mile e a Voxelmaps, a trabalhar com mapas 4D com recurso a Inteligência Artificial, foram as três vencedoras.
O IoT Challenge, da Altice Empresas, é a segunda competição do ano, entre as iniciativas promovidas pelos operadores de redes móveis para as tecnológicas portuguesas. A NOS Startup World abre as suas candidaturas no final do segundo semestre, revelando os vencedores no início de cada ano, durante o Bulding The Future, evento patrocinado pela Microsoft e organizado pela imatch. Em janeiro deste ano, o concurso da NOS premiou a Bandora, gestor de instalações virtuais para edifícios inteligentes, a já referida Beyond Vision e a Anybrain, com soluções de cibersegurança para a indústria do entretenimento.
A Vodafone Power Lab, por seu turno, criou em 2018 o Enterprise Innovation Challenge com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para integrar o serviço de TV da Vodafone. Dessa edição, saiu vencedora a Studo, aplicação interativa que desafia as crianças a resolver exercícios escolares em casa e que, depois de solucionados, desbloqueiam o acesso à televisão. A incubadora de startups da Vodafone Portugal tem, por enquanto, o concurso suspenso, mas promete abrir em breve novas candidaturas.
As empresas interessadas em participar na 7ª edição IoT Challenge deverão fazer a sua inscrição até 6 de maio no website da Altice.