A instalação de equipamentos 5G entre Salonica, na Grécia, e Sofia, na Bulgária, decorre no âmbito do programa europeu CEF Digital e ficará concluída em 2025. Além de melhorar a conectividade nas zonas rurais, espera-se que a infraestrutura forneça também serviços de roaming ininterruptos e abra o caminho para a mobilidade autónoma de camiões nos principais corredores de transporte dos Balcãs.
Grécia e Bulgária arrancaram com os trabalhos para instalar equipamentos móveis 5G no corredor transfronteiriço entre a cidade grega de Salonica e a capital búlgara, Sofia. Ao todo são quase 500 quilómetros de autoestradas que, até final de 2025, deverão estar conectadas para fornecer serviços de roaming ininterruptos entre os dois países, melhorar a conectividade em áreas rurais e abrir caminho ao transporte rodoviário autónomo.
Esta é mais uma iniciativa financiada pelo programa europeu Connecting Europe Facility (CEF Digital) a entrar em fase de execução. Depois de o projeto 5GCroCo, entre França, Alemanha e Luxemburgo ter iniciado, no verão de 2022, e de Portugal e Espanha fazerem o mesmo, em janeiro de 2023, chegou a vez destes dois países avançarem também para a construção de mais um corredor transfronteiriço na Europa, no âmbito da iniciativa SEAGUL.
Vários parceiros, incluindo os operadores de rede móveis búlgaro e grego, A1 e COSMOTE, estão envolvidos nesta empreitada que prevê um orçamento total de 22,5 milhões de euros, 50% dos quais financiados pelo programa CEF Digital, da Comissão Europeia. Recorrendo a uma arquitetura mista que incorpora redes 5G autónomas e não-autónomas, os seus promotores esperam criar um ambiente rodoviário conectado para testar veículos autónomos em condições reais numa rota transfronteiriça que irá ligar os dois países.
Do lado grego, o objetivo é instalar uma rede 5G para um trecho de 300 km entre a fronteira de Promahon e Valestino. O operador A1, na Bulgária, terá a seu cargo a passagem de 173 km entre Sofia e Kulata. O foco do projeto passa por conectar a capital da Bulgária com a cidade portuária de Salonica, expandindo depois a mobilidade autónoma nos principais corredores de transporte dos Balcãs.
A rede ficará operacional num prazo estimado de dois anos, quando os dois operadores conseguirem interligar as suas redes, permitindo que os transportes pesados de mercadorias possam atravessar a fronteira num cenário de condução totalmente autónoma ou assistida remotamente. Este é mais um projeto a juntar-se a outros 11 corredores transfronteiriços digitais destinados à Mobilidade Conectada e Automatizada Cooperativa.
Já existem várias iniciativas importantes em curso, como é o caso da França, Alemanha e Luxemburgo que pretendem avançar com um corredor conjunto entre Luxemburgo, Metz e Merzig. A Noruega, Finlândia e Suécia estão também a construir um corredor 5G entre Tromsø (Noruega) e Oulu e um outro entre Helsínquia, Estocolmo e Oslo. A Holanda e a Bélgica juntaram-se para conectar a passagem Roterdão – Antuérpia – Eindhoven.
Em janeiro deste ano, também Portugal e Espanha arrancaram com os percursos transfronteiriços Salamanca-Porto-Vigo e Mérida-Évora, que visam fornecer conectividade 5G ininterrupta e de alta qualidade para serviços de segurança rodoviária e ainda serviços móveis 5G aos condutores e passageiros.
Os corredores transfronteiriços criados no âmbito do CEF Digital fazem da Europa a maior área experimental de implantação da tecnologia 5G. A Comissão reconhece o papel central desta iniciativa na Estratégia da Década Digital da Europa, mas também na Estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente, onde constituem uma das principais áreas de investimento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.
Espera-se que a implementação dos corredores ao longo das vias de transporte em toda a Europa contribua para a transformação verde e digital da economia e da sociedade. Até 2027 o programa Digital Connecting Europe Facility fornecerá um apoio financeiro à execução de corredores transfronteiriços 5G, com um orçamento estimado em cerca de mil milhões de euros.
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