O projeto da cidade alemã usa small cells, instaladas em postes de luz e bancos de jardim, para expandir a cobertura da rede móvel e irrigar as árvores que estão nas calçadas.
A cidade de Frankfurt, na Alemanha, está a converter os postes de iluminação pública em hotspots 5G. O projeto foi desenvolvido para alargar a cobertura da rede de comunicações móveis, mas também para ganhar novas ferramentas de gestão e planeamento urbano.
A iniciativa arrancou em 2021 com um teste-piloto em apenas uma artéria, expandindo-se agora para o centro da cidade, com especial foco nas zonas mais urbanizadas. Além de ampliar o alcance da conectividade 5G, a solução inclui ainda a integração de um sistema de rega inteligente que transforma os postes de luz em regadores digitais estrategicamente instalados ao redor das árvores da cidade.
O equipamento técnico encontra-se no interior das estruturas de madeira especialmente projetadas para servirem a dupla função de bancos de jardim e tanques de armazenamento de água. Sensores no solo medem os níveis de humidade da terra, cruzando esses dados com as previsões meteorológicas para ativar a rega automática.
“A solução que encontrámos integra-se harmoniosamente na paisagem urbana, valorizando ainda mais o nosso projeto”
Thomas Erfer, diretor do SRM Street Lighting Rhein-Main
No centro desta inovação estão as small cells, tecnologia que já começa a ser implementada em várias cidades do mundo, permitindo a conectividade 5G em áreas densamente urbanizadas. Ao funcionar como nós de acessos móveis, a solução permite usar o mobiliário urbano, como postes de iluminação, quiosques ou paragens de autocarro, para assegurar uma comunicação sem falhas em locais movimentados, tais como são tipicamente as praças, as interfaces de transportes públicos ou os eixos rodoviários.
A cidade de Frankfurt aproveitou, como tal, a infraestrutura municipal já existente para complementar conectividade da rede, evitando o congestionamento de dados, e melhorando a experiência dos utilizadores. Tendo em conta as características do centro da cidade, com ruas estreitas e edifícios altos, o operador O2 Telefónica, em parceria com a empresa de soluções de energia Mainovae e a empresa de iluminação pública SRM Street Lighting, optaram usar os postes de luz, amplamente distribuídos pela cidade, não somente para acelerar a expansão do 5G como para introduzir também uma abordagem inovadora.
Além de fornecer eficiência energética na iluminação pública, a tecnologia de comunicação móvel poupa também nos recursos hídricos do município. A instalação de small cells no mobiliário urbano visa, acima de tudo, tornar mais eficiente e rentável o uso dos espaços exteriores ou interiores, dispensando a construção de novas infraestruturas de telecomunicações.
_________________________
📷 Crédito da imagem de abertura: 02 Telefónica