O Retalho é considerado um dos sectores que mais poderá beneficiar com as tecnologias de quinta geração. Experiências imersivas e personalizadas para consumidores e funcionários, gestão de inventários e stocks em tempo real, localização de produtos e de cargas desviadas ou controlo de consumos energéticos já são ou serão em breve possíveis nas lojas inteligentes com sensores IoT, Realidade Aumentada e Virtual, drones, robôs ou câmaras equipadas com Inteligência Artificial.
Na era do 5G, as experiências dos consumidores e dos comerciantes pouco ou nada serão iguais às de hoje. Drones vão sobrevoar armazéns lotados, localizando cargas perdidas ou produtos incorretamente registados, sensores IoT irão regular a temperatura e a iluminação de todos os espaços, a monitorização em tempo real permitirá gerir stocks e inventários, as promoções, com base no histórico de comportamento de cada cliente, poderão ser recebidas nos smartphones. No cesto das compras, todos os itens serão registados, evitando filas de espera e pagamentos ao balcão. Tudo isso já é possível no Retalho, um dos sectores que mais poderá beneficiar com as tecnologias 5G.
As possibilidades que as redes de quinta geração inauguraram são muitas, tornando difícil perceber o que já existe e o que se espera que venham a ser as lojas inteligentes. O White Paper “The New 5G Era in Retail”, publicado pela T-Mobile, ajuda-nos a entrar neste mundo, conduzindo-nos por uma viagem intercalada entre o presente e o futuro. A latência ultrabaixa e a fiabilidade do 5G significam que comerciantes e empresários podem se ajustar com maior rapidez às expectativas dos consumidores e às exigências de um mercado em constante mudança.
Os sistemas digitais alimentados pela cobertura, velocidade e alta capacidade do 5G permitem aos retalhistas tirar partido de tecnologias emergentes como a Realidade Aumentada (RA), Realidade Virtual (RV) e dispositivos de Internet das Coisas (IoT), que, no seu conjunto, oferecem uma visão de 360 graus de um negócio. Estas novas ferramentas da era 5G criam experiências digitais e imersivas na loja, oportunidades para modelos inovadores de vendas ou melhores desempenhos dos funcionários. Experiências personalizadas para os consumidores, melhoria da produtividade ou maior eficiência na gestão operacional e nos consumos energéticos são apenas alguns dos benefícios apontados na análise do operador alemão de telecomunicações.
A tecnologia sem fios ajuda os comerciantes a manter os clientes envolvidos no ambiente da loja, permitindo oferecer um “corredor infinito” de seleção de produtos, com recurso a ofertas digitais que, não estando disponíveis na loja, se encontram no armazém. Ter um corredor infinito – explicam os autores do White Paper -, significa que clientes e funcionários podem localizar os produtos a partir de um dispositivo móvel, obtendo respostas imediatas.
As tecnologias, como o mapeamento suportado na Realidade Aumentada, sobrepõem a informação digital no mundo físico, direcionando os clientes para os artigos procurados, exibindo, inclusive, as promoções no ecrã em tempo real. Sensores colocados estrategicamente em toda a loja podem ainda enviar mensagens personalizadas, com descontos ou promoções direcionados aos clientes à medida que estes procuram pelos produtos.
Os sensores também conseguem acionar o geofencing, que recorre àgeolocalização para delimitar uma vedação digital em torno do cliente, permitindo-o receber notificações de boas-vindas e conhecer promoções e ofertas especiais. A mesma tecnologia possibilita ainda ao consumidor pagar os produtos adquiridos sem ter de passar pelo balcão das caixas registadoras.
No futuro, porém, a tecnologia irá permitir ao comerciante recolher dados sobre o comportamento dos clientes, fornecendo uma gestão preditiva do inventário, com base na preferência dos consumidores. As tecnologias 5G também irão melhorar a prestação dos serviços, com câmaras equipadas com Inteligência Artificial a descodificar as emoções do cliente para que os empregados possam responder mais rapidamente às suas dúvidas.
Mas, no momento atual, a conectividade e as soluções 5G já ajudam os funcionários a localizar produtos, atualizar o inventário ou a gerir os stocks no armazém com a ajuda de sensores Bluetooth, câmaras HD, drones ou etiquetas RFID (radio frequency identification – identificação por radiofrequência, termo genérico para as tecnologias que usam a frequência de rádio para recolha de dados.)
Drones e robôs são ainda capazes de digitalizar e localizar os produtos em áreas de difícil acesso de um armazém, conseguindo alcançar as prateleiras mais altas e identificar produtos em ambos os lados do corredor. Os registos de expedição automatizados e soluções de gestão suportadas em redes 5G podem, do mesmo modo, acompanhar mais facilmente a logística, evitando o desvio de carga e produtos mal armazenados.
A conectividade sem fios de última geração também já alimenta plataformas móveis com abordagens inovadoras na formação, recorrendo a táticas de gamificação que aumentam o grau de envolvimento e motivação dos funcionários. Mas, à medida que as tecnologias 5G se afirmarem no mercado, o que se espera é que, em breve, os módulos de aprendizagem imersiva possam entrar nas ações de formação dos empregados. A RV poderá, por exemplo, melhorar a experiência de integração de novas contratações colocando os candidatos em cenários simulados, ajudando-os a treinar a interação com clientes e com as rotinas da loja. Ao monitorizarem a saúde dos funcionários e detetarem também potenciais acidentes de trabalho, os dispositivos vestíveis (wearables) são da mesma forma encarados como grandes aliados da segurança e do bem-estar dos trabalhadores.
Podendo as redes 5G suportar números maciços de dispositivos IoT, a capacidade digital irá criar oportunidades crescentes para racionalizar o desempenho logístico e operacional das empresas, com otimização de rotas de expedição, rastreio de veículos autónomos de entrega ou gestão do número de encomendas e devoluções realizadas.
Sensores IoT poderão igualmente regular as definições de temperatura, luminárias e alarmes, que irão aumentar a eficiência operacional e energética desde a loja até à cadeia de abastecimento. Os custos energéticos podem ser muito mais rentabilizados com as redes 5G a consumir apenas 10% da energia utilizada pela geração anterior de tecnologia sem fios, permitindo que os dispositivos funcionem por períodos mais longos sem a necessidade de intervenção humana e com poupança nas despesas globais.