Durante a 11.ª Conferência ANACOM, dedicada ao tema 5G em Ação e realizada nos dias 10 e 11 de setembro de 2024, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA) teve uma participação de destaque. A apresentação da associação focou-se nos desafios e oportunidades de expandir o 5G em ambientes marítimos e no projeto de Zona Livre Tecnológica (ZLT) que tem em curso e se está a posicionar como um centro global de testes para robótica e comunicações avançadas.
A ADFMA destacou a importância de projetos como a Escola do Mar dos Açores e a Estação Costeira dos Açores, que integram um ecossistema de inovação tecnológica voltado para o desenvolvimento da economia azul. O projeto de Zona Livre Tecnológica, situada nos Açores, foi apresentado como uma área única devido à sua localização geoestratégica, servindo de ponte entre a Europa e a América do Norte para testar robótica aérea, marítima e sub-superfície. A associação revelou que esta zona tem o potencial de se tornar um “Silicon Valley para Sistemas Robóticos”, sendo um dos maiores espaços europeus para testes de tecnologia.
Um dos grandes desafios destacados foi a comunicação em áreas offshore, onde a utilização de satélites é dispendiosa e pouco eficiente. A expansão do 5G no mar foi apresentada como uma solução necessária para melhorar as comunicações a grandes distâncias, com a ADFMA a sublinhar a necessidade de infraestruturas que permitam a transmissão de dados de forma eficiente e a longo alcance.
A associação também reforçou a importância das parcerias estratégicas que mantêm com entidades como o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a Marinha Americana, fundamentais para o sucesso dos seus projetos. Estas colaborações internacionais têm permitido à ADFMA desenvolver soluções inovadoras para o setor marítimo, fortalecendo o papel de Portugal como líder em inovação tecnológica no Atlântico.
No final da apresentação, a ADFMA sublinhou o seu compromisso em continuar a promover a economia azul nos Açores, aliando inovação e sustentabilidade.
O objetivo é promover a inovação tecnológica na economia azul, desenvolvendo soluções robóticas avançadas que apoiem o uso sustentável dos recursos marítimos e também visando:
___________________________
Para mais informações sobre o projeto, consulte a apresentação completa aqui.
A Zona de Experimentação Tecnológica dos Açores alinha-se com vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com especial enfoque para:
ODS 17 – Reforçar os meios de implementação e revitalizar a Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável
O sucesso do projeto depende de colaborações estratégicas com entidades internacionais como o MIT e a Marinha Americana, destacando a importância das parcerias globais, nomeadamente, para promover o desenvolvimento tecnológico.
ODS 9 – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
O desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica robusta nos Açores permite testar e aplicar soluções inovadoras, promovendo a inovação sustentável no setor marítimo.
ODS 14– Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Com o recurso a tecnologias que ajudam a monitorizar e proteger os oceanos, a ZLT irá contribuir para que seja feito uma utilização sustentável e uma exploração responsável dos recursos marinhos.
A apreciação dos participantes na conferência destacou os seguintes ODS como os potencialmente mais beneficiados pelo projeto:
A conferência 5G em ação reuniu representantes de empresas, operadores, academia, consultoras e várias entidades convidadas, proporcionando uma plataforma de partilha de conhecimento e experiências sobre as aplicações práticas do 5G.
Veja a apresentação aqui
___________________________
Saiba mais sobre este evento: 11.ª Conferência ANACOM | 5G em ação