A Comissão Europeia publicou um segundo relatório intercalar sobre a aplicação do conjunto de instrumentos da UE para a cibersegurança das redes 5G.
Este relatório, foi elaborado e aprovado pelas autoridades dos Estados-Membros, com o apoio da Comissão e da Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA), abrange a aplicação das medidas estratégicas e técnicas do conjunto de instrumentos da União.
As medidas estratégicas incluem medidas relativas ao reforço dos poderes regulamentares das autoridades para examinarem a contratação pública e a implantação da rede, medidas específicas para fazer face aos riscos relacionados com vulnerabilidades não técnicas, bem como possíveis iniciativas para promover uma cadeia de abastecimento e de valor 5G sustentável e diversificada, a fim de evitar riscos sistémicos de dependência a longo prazo.
As medidas técnicas incluem o reforço da segurança das redes e equipamentos 5G, abordando os riscos decorrentes das tecnologias, dos processos e dos fatores humanos e físicos.
Conheça o conjunto de instrumentos da UE para a cibersegurança das redes 5G: