O Parlamento Europeu aprovou, a 10 de fevereiro de 2021, o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, que consiste no principal instrumento no âmbito do Next Generation EU, o plano da União Europeia para sair fortalecida da pandemia de COVID-19
A transformação digital é um dos pilares deste mecanismo, determinando que, pelo menos 20% das despesas com os investimentos e reformas previstos em cada plano nacional de recuperação e resiliência devem apoiar a transição digital.
Esta transição inclui o investimento na implementação de redes 5G e de conetividade Gigabit, o desenvolvimento de capacidades digitais e o aumento de serviços públicos que utilizam ferramentas digitais.
O Conselho deverá agora aprovar formalmente o acordo alcançado, antes de os Presidentes do Conselho ECOFIN e do Parlamento Europeu o poderem assinar definitivamente. A Comissão Europeia espera que o mecanismo possa entrar em vigor na segunda metade de fevereiro de 2021.
Saiba mais na página do Plano de recuperação para a Europa ou na página de perguntas e respostas sobre o tema, da Comissão Europeia.