A ANACOM publicou o guia digital “Rumo ao 5G” para esclarecer questões associadas à implantação das redes de comunicações eletrónicas em Portugal, com especial enfoque nas redes 5G.
Como em breve serão desenvolvidas as redes 5G, o guia dedica-lhes particular atenção, ao mesmo tempo que aborda assuntos transversais à implantação das redes de comunicações eletrónicas, independentemente da tecnologia em que estas se suportam.
No contexto do 5G é apresentada informação sobre: (i) o que é esta tecnologia e que serviços vai permitir, (ii) o leilão atualmente em curso, (iii) o quadro legal e as boas práticas necessárias a uma implantação célere das redes e (iv) a importância da informação disponibilizada no Sistema de Informação de Infraestruturas Aptas (SIIA), neste contexto.
Esta publicação destina-se às autarquias locais, às Comunidades Intermunicipais, à Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), à Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), enquanto entidades geradoras de consensos entre os respetivos membros, às empresas de comunicações eletrónicas e às entidades que detêm ou gerem infraestruturas utilizadas pelas empresas de comunicações eletrónicas no exercício da sua atividade.
Este novo guia da ANACOM vem ajudar a consolidar a informação transmitida no webinar “Rumo ao 5G – o que a sua autarquia precisa de saber em 5 passos”, cujas sessões decorreram a 4, 9, 11 e 15 de dezembro de 2020.
Aceda ao guia Rumo ao 5G, no site da ANACOM.
Leia também