O projeto Gigabit Innovation Track mostra como poderão ser as viagens de comboio na Europa nos próximos anos. Recorrendo a torres de telecomunicações de baixo impacto ambiental, espera-se que as comunicações móveis 5G ininterruptas possam transformar as carruagens em autênticos escritórios e salas de estar sobre os carris. A Alemanha está a lançar os alicerces para fornecer aos passageiros tudo o que é preciso para assegurar o teletrabalho e entretenimento sem comprometer a digitalização das operações ferroviárias.
O projeto Gigabit Innovation Track é a mais recente iniciativa do Governo alemão para criar uma infraestrutura abrangente de comunicações móveis 5G a ser instalada ao longo dos trilhos da Alemanha. Ao canalizar um investimento na ordem dos 6,4 milhões de euros para estudos de viabilidade e testes em ambiente real, o Ministério dos Transportes alemão espera lançar as bases para poder vir a oferecer aos passageiros taxas de transmissão gigabit destinadas a chamadas telefónicas e de dados e, simultaneamente, tecnologias de transmissão poderosas disponíveis para a digitalização das operações ferroviárias.
Assumindo que a atratividade da ferrovia passa também por proporcionar mais conectividade e facilidade nas comunicações, a Alemanha ambiciona criar as condições para transformar as carruagens dos comboios em escritórios ou salas de estar sobre os carris, onde o teletrabalho, o streaming de vídeo e as chamadas com o smartphone possam acontecer sem nenhuma perturbação de ordem técnica. Essa qualidade, todavia, só será possível com cobertura gigabit.
“Para conquistar mais passageiros, os comboios não precisam ser apenas pontuais e confiáveis, têm de cumprir também as exigências das sociedades conectadas.”
Volker Wissing, Ministro Federal dos Assuntos Digitais e dos Transportes
Os passageiros dos comboios esperam que os serviços de dados e de comunicações sejam cada vez mais acessíveis, mas fornecer esses recursos é ainda um desafio para as transportadoras. As aplicações mais recentes destinadas ao teletrabalho e entretenimento usam enormes quantidades de dados, tendência que, segundo os especialistas, continuará a aumentar para velocidades que a atual tecnologia LTE, disponível nos caminhos de ferro, não poderá fornecer.
Envolvendo vários parceiros tecnológicos, o programa Gigabit Innovation Track irá, até ao final de 2024, avaliar durante a fase de estudos e ensaios, como atingir as altas taxas de transmissão necessárias para assegurar a conectividade aos viajantes e às operações ferroviárias.
Parte do projeto implicará criar uma área de teste ao longo de uma extensão com cerca de dez km em Mecklenburg-West Pomerânia para experimentar abordagens e opções tecnológicas. Os trabalhos incluem a construção de dez torres de diferentes designs para fornecer cobertura ininterrupta de gigabits na linha férrea. Para poupar tempo e emissões de CO2, essas mesmas estruturas vão ser aparafusadas ao solo, evitando a construção de fundações em betão.
Para fornecer cobertura gigabit aos passageiros, os parceiros do projeto irão também testar o 5G nas frequências de 3,6 gigahertz, que permitem a transmissão de dados móveis em alta velocidade, embora com um alcance mais reduzido do que o 4G. Como uma torre cobre apenas cerca de um km da linha férrea, vão ser necessárias 20 mil novas torres para estender a conectividade 5G em todos os percursos ferroviários do país.
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📷 Créditos da imagem de abertura: Rhine-Ruhr S-Bahn