O relatório “The European 5G Annual Journal 2023” apresenta o balanço dos projetos 5G PPP a decorrer até 2024. No total são 93 iniciativas financiadas em conjunto pela Comissão Europeia e sector privado, além de mais de 2500 publicações científicas, que forneceram 800 contribuições para os padrões globais do 5G. A entrar na sua terceira etapa, o programa está agora mais focado na transição do 5G para a nova era do 6G.
Mais de 700 milhões de euros já foram aplicados em investigação e inovação no âmbito do Programa Parcerias Público-Privadas de infraestruturas 5G (5G PPP), uma iniciativa conjunta entre a Comissão Europeia e a indústria de TIC. O valor, divulgado no mais recente relatório “The European 5G Annual Journal 2023”, representa o investimento total destinado a soluções, arquiteturas, tecnologias e padrões para a construção de infraestruturas europeias de comunicação 5G.
Lançado em Bruxelas, em 2018, o 5G PPP assumiu como grande objetivo construir os alicerces para promover a inovação das indústrias do espaço comunitário, especialmente em sectores como cidades inteligentes, saúde, transportes, educação, entretenimento e meios de comunicação. O seu programa está suportado em três fases, sendo a primeira a especificação, a segunda o desenvolvimento e a terceira a experimentação/pilotos.
O “European 5G Annual Journal 2023”, agora divulgado pelo 6G Smart Networks and Services Industry Association (6G-IA) , faz um balanço de todos os projetos que estão a decorrer até 2024, incluindo provas de conceito, validação de tecnologia e construção de ecossistema, envolvendo diretamente os utilizadores. O resultado são 93 projetos financiados, 1845 participantes, mais de 40 white papers e cerca de 2500 publicações científicas, que forneceram mais de 800 contribuições para os padrões globais do 5G.
Em 2022, de acordo com o balanço anual, mais de 40 projetos sob a tutela do 5G PPP estavam ativos, incindindo em áreas-chave para inovação tecnológica, prestação de serviços para verticais (incluindo um grupo de iniciativas dedicadas à mobilidade conectada e automatizada) e conectividade inteligente Beyond 5G.
Entre os vários casos bem-sucedidos, a publicação destaca o projeto METIS-II (Mobile and Wireless Communications Enablers for Twenty-twenty Information Society II) destinado a criar uma visão geral das diferentes tecnologias e variantes para 5G. A iniciativa partiu de uma necessidade urgente em ultrapassar a fragmentação do design 5G, ajudando a quantificar o desempenho da tecnologia 5G em vários casos de uso e servindo como referência para a comunidade de investigadores em 5G. Outro exemplo apontado são os sete projetos 5G PPP CAM, que forneceram conectividade operacional transfronteiriça com várias aplicações 5G para Mobilidade Conectada e Automatizada (CAM, sigla em inglês), como prevenção de colisão e operações remotas.
Não menos importante é ainda o envolvimento de Pequenas e Médias Empresas (PME) no programa 5G PPP e a expansão da comunidade 5G, com o maior número possível de partes interessadas. Esse foi o motivo para incluir no relatório um capítulo temático com informação sobre a participação e casos de sucesso das PME, bem como atividades relacionadas com os 5G Digital Information Hubs, laboratórios que promovem a articulação entre a academia e a indústria para novos projetos relacionados com as tecnologias 5G.
Mas a fase final do 5G PPP também vai além das tecnologias de rede, dando igualmente prioridade a estratégias de longo prazo como os programas Hexa-X e Hexa-X-II, da Smart Networks and Services Joint Undertaking (SNS JU), que, incidindo sobre todo o ecossistema da indústria, visam acelerar a investigação 6G e impulsionar a liderança europeia na era 6G. Os principais resultados alcançados em 2022 representam, segundo os autores do relatório, uma nova fase de transição e que, no essencial, irá construir a ponte tecnológica para conectar o 5G à era 6G.
________________________________________________________________________
Consulte o “European 5G Annual Journal 2023” (versão em inglês) para conhecer os detalhes técnicos dos projetos financiados em 2022 no âmbito do 5G PPP.