Foram selecionadas 15 startups para integrar o Acelerador 5G – Programa de Inovação Colaborativa, num total de mais de 50 startups que concorreram.
Este programa é promovido pela NOS e pela Amazon Web Services (AWS), conta com o apoio da Startup Lisboa e pretende apoiar a construção de um ecossistema empreendedor nacional, através da disponibilização no mercado de novas soluções baseadas no 5G, bem como liderar a transformação digital associada ao 5G em Portugal.
O programa inclui uma fase de mentoria que tem início a partir de 21 de maio e inclui o acompanhamento de especialistas dos promotores e dos parceiros desta iniciativa. Inclui ainda webinars, sessões de networking e de open innovation e palestras por especialistas em 5G, entre outros. Não obstante, algumas das startups já têm os projetos em fase de implementação avançada e já estão disponíveis no mercado.
As áreas em que as 15 startups selecionadas desenvolvem soluções são diversificadas. Assim, por exemplo, quatro abrangem a área da saúde, três centram-se no desenvolvimento de aplicações associadas ao ambiente, outras três associadas à indústria e cinco das startups estão ligadas à área dos media e entretenimento. Para além do 5G, utilizam IoT, Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
As startup são as seguintes:
Saúde:
- SurgeonMate: esta startup desenvolveu uma aplicação para profissionais de saúde que permite criar e armazenar conteúdo multimédia e dados clínicos, por exemplo, em serviço operatório, num serviço de nuvem seguro, bem como efetuar monitorização remota (telementoring).
- BestHeath4U: esta startup criou um adesivo inteligente integrado com software de previsão e rastreamento digital à distância que monitoriza as feridas, incluindo as crónicas. Este adesivo não só é mais resistente do que os adesivos normalmente utilizados, como também prejudica menos a pele.
- Virtuleap: esta startup disponibiliza uma solução para treinar o cérebro utilizando a realidade virtual e a neurociência. Lida com problemas cognitivos, distúrbios e desafios de aprendizagem através de uma biblioteca de jogos de realidade aumentada, com o objetivo de aumentar os níveis de atenção do utilizador.
Ambiente:
- Clever Volume: a startup oferece um produto que permite medir de forma automática, remota e em tempo real os resíduos sólidos e orgânicos, assim como classificá-los. Dependendo do tipo de instalação e propriedade do software utilizado, permite eliminar o fator humano e efetuar medições de volume em tempo real e sem interrupções.
- Omniflow: direcionada para as cidades inteligentes, esta startup desenvolve produtos sustentáveis à base de energia solar e eólica. O exemplo é o Smart IoT Lamppost, um poste de iluminação que também pode ser utilizado para outras funcionalidades, como por exemplo incluir sensores de qualidade do ar ou cabos para carregar telemóveis ou bicicletas elétricas no poste.
Indústria:
- Onalytics: fundada em 2019, esta startup disponibiliza soluções para gestão de activos industriais retornáveis associados a cadeias de distribuição complexas, como é por exemplo o caso das cervejeiras.
- Kit AR ou realidade aumentada para manufactura inteligente; esta startup disponibiliza um sistema que inclui machine learning para capacitar os operadores de fábrica e otimizar os processos de produção.
- PackIOT: Solução IoT simples com resultados em tempo real, que permite aumentar a eficiência em ambiente industrial, reduzir custos e ajudar na tomada de decisão.
Media e entretenimento:
- UShowMe: Plataforma de Live Stream e Video-On-Demand interativa para a indústria das Artes e Cultura, que permite ajudar artistas e organizadores de espetáculos a evoluir para espetáculos híbridos interativos e aos utilizadores a terem uma interação diferente com os artistas.
- FootAR: Experiência de realidade aumentada para clubes e adeptos de desporto, que utiliza uma second screen app que adiciona uma nova camada de informação inteligente em tempo real ao evento que está a decorrer.
- BBox Sports: Ferramenta que disponibiliza Produtos Desportivos Oficiais ligados a realidade aumentada, permitindo diferentes formas de contactos entre os fãs e as equipas desportivas.
- BoxToLife: Trata-se de uma app que permite criar e gerir conteúdo interativo para perfis específicos, como por exemplo para visitantes de museus, parques ou monumentos, proporcionando experiências única e personalizadas.
- Live Electric Tours: soluções de mobilidade com uma frota de viaturas 100% elétricas, equipadas com Internet grátis, GPS Audio Guia e uma câmara Live que permite partilhar em tempo real as experiências com amigos e familiares e nas redes sociais.
Agricultura:
- AgroInsider: esta startup disponibiliza uma app com serviços de precisão para a agricultura em larga escala, ajudando a promover decisões eficientes.
Empresas:
- AR Geo: é uma app que combina o uso da realidade aumentada e da geolocalização ao serviço do marketing digital, para encontrar empresas e produtos. Esta aplicação é direcionada a empresas multinacionais, de retalho e pequenas e médias empresas.
O programa termina a 30 de junho, com um dia dedicado a demonstrações e a apresentação pública destas startups a potenciais parceiros e investidores.
Saiba mais no site da NOS e na página do programa.