Luís Mendes e António Reis, da startup Meight, desenvolveram uma solução para ajudar o sector do transporte de mercadorias a gerir as suas frotas com menos consumo de combustível, maior eficiência na escolha de rotas ou mais segurança na condução. O 5G é determinante nesta tecnologia, recolhendo e transmitindo dados de milhões de viagens que são analisados pela Inteligência Artificial para apoiar as decisões dos motoristas.
Os veículos pesados – camiões e autocarros – são responsáveis por cerca de um quarto das emissões de CO2 do transporte rodoviário e por cerca de 5% das emissões totais da União Europeia (UE). Os números, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, mostram que há um longo caminho a percorrer. Reduzir o impacto ambiental do sector é um desafio significativo, tendo em conta que as emissões continuam a subir, principalmente devido ao aumento do tráfego rodoviário de mercadorias.
As tecnologias desempenham um papel crucial, podendo contribuir para os objetivos intermédios de pelo menos 55% de redução líquida das emissões de gases com efeito de estufa até 2030, previstos no pacote legislativo “Apto para 55%” da UE. Esse é, aliás, um dos principais objetivos da plataforma Meight Driver, desenvolvida pela startup portuguesa Meight e que é capaz de monitorizar e gerir todas as operações do transporte de mercadorias, nomeadamente o consumo de combustível. As funcionalidades visam atingir a otimização máxima, poupando tempo, energia e custos operacionais.
A tecnologia diferenciadora da Meight está nos algoritmos de Inteligência Artificial (IA), programado para prever o que os condutores vão fazer a cada segundo. Essa capacidade é resultado do processamento de dados recolhidos em milhões de viagens. O que isto significa é que o sistema irá aumentar a sua precisão à medida que mais dados forem analisados. O desempenho da plataforma está por isso dependente em grande parte das redes móveis 5G, com um peso determinante na conectividade e transmissão de dados.
Quantos mais sensores forem instalados nos veículos, maior será a quantidade de dados que o 5G poderá transmitir em tempo real para a plataforma que, através da IA, irá analisar a informação recolhida. O 5G permite ainda centralizar o processamento e computação, resultando em melhores economias de escala, ao contrário do que acontece com o edge processing em que o processamento ocorre nos dispositivos.
A plataforma integra e conecta diversos serviços, como telemetria, gestão de recursos ou gestão de tráfego, apoiando o motorista com informações fornecidas em tempo real no smartphone sobre as melhores rotas, comportamentos que estão a gerar consumos excessivos de combustível, locais de abastecimento ou tempos de repouso.
A Meight, fundada em 2018, conta já com 20 milhões de quilómetros percorridos e pode ser utilizada por 75% das marcas de camiões da Europa. Por detrás da startup de Évora estão Luís Mendes, Diretor Executivo, e António Reis, Diretor de Tecnologia, ambos entusiastas dos desportos motorizados. Esse foi, portanto, o ponto de partida que os levou a querer reproduzir os conceitos de alta precisão aplicados nas pistas de corridas
Conscientes de que o transporte de cargas e mercadorias é o sector que está mais atrasado na transição digital e tecnológica, Luís Mendes e António Reis quiseram criar uma plataforma baseada em dados inteligentes para apoiar os profissionais a preparar o crescimento das suas empresas, investindo em novas frotas para satisfazer uma procura crescente, mas sem comprometer o desempenho ambiental.
_____________________________
Leia também o artigo: JellyfishBot, o robô aquático que usa o 5G para limpar lixo marinho nos portos
Imagem de abertura: Vladimir Fayl via Pixabay