A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) é a Autoridade Reguladora do sector das comunicações eletrónicas e do sector postal em Portugal.
No âmbito do sector das comunicações, faz parte das suas competências a gestão do espectro radioelétrico, que permitirá a utiização do 5G, assim como tem como missão zelar pela defesa dos interesses e direitos dos consumidores, dentro das suas competências.
As suas atribuições, associadas ao espectro que permitirá a utilização da tecnologia 5G, e não só, incluem:
- Promover a concorrência na oferta de redes e serviços.
- Garantir o acesso a redes, infraestruturas, recursos e serviços.
- Assegurar a garantia da liberdade de oferta de redes e de prestação de serviços.
- Contribuir para o desenvolvimento do mercado interno das redes e serviços de comunicações eletrónicas da União Europeia (UE).
- Assegurar a gestão eficiente do espectro radioelétrico, envolvendo a planificação, a atribuição dos recursos espectrais, a sua supervisão e a coordenação entre as radiocomunicações civis, militares e paramilitares.
- Proteger os direitos e interesses dos consumidores e demais utilizadores finais.
- Assegurar o acesso ao serviço universal de comunicações eletrónicas e postal, designadamente garantindo o cumprimento das obrigações de serviço universal.
- Contribuir para garantir um elevado nível de proteção dos dados pessoais e da privacidade.
Para o cumprimento das suas atribuições, a ANACOM dispõe dos poderes de regulamentação, supervisão, fiscalização e sancionatórios.