Os operadores MEO, NOS e Vodafone decidiram prolongar as suas ofertas gratuitas de 5G até ao final do verão, esperando impulsionar a generalização dos dispositivos móveis de 5ª geração em Portugal.
Os serviços 5G que a MEO, a NOS e a Vodafone já disponibilizavam de forma gratuita, vão continuar a sê-lo até 15 de setembro deste ano. A informação já se encontra disponível nos websites dos três operadores que decidiram, assim, prolongar a oferta dos serviços enquanto melhoram a cobertura nacional das redes de 5ª geração.
Recorde-se que, terminado o leilão do 5G, em finais de 2021, os operadores disponibilizaram, pouco tempo depois, o acesso gratuito às redes 5G até 31 de janeiro deste ano, através de algumas das suas ofertas. Este prazo foi, de seguida, estendido até ao último dia de março. Agora, as três empresas de telecomunicações anunciaram que os seus clientes vão continuar a usufruir desses serviços 5G sem custos até à primeira quinzena de setembro.
Para usarem a rede 5G, os clientes da MEO, NOS e Vodafone precisam de ter um smartphone que suporte a tecnologia e configurar a sua rede como 5G/4G/3G automático. A decisão dos operadores pretende impulsionar a adesão de dispositivos móveis com acesso às redes de 5ª geração, que, aliás, tem registado crescimentos significativos no mercado global.
Os dados da Counterpoint Research mostram como, no início de 2022, se tinham vendido, a nível mundial, mais smartphones 5G do que equipamentos 4G.
Na Europa Ocidental, a penetração dos dispositivos móveis de 5ª geração nas vendas realizadas em janeiro atingiram os 76%, ficando até acima dos valores registados nos Estados Unidos (73%). Em Portugal, embora ainda não existam dados rigorosos sobre as vendas de telemóveis 5G, mas os operadores asseguram que cerca de 10% dos seus clientes possuem equipamentos de 5ª geração, que podem ser usados em locais onde o sinal já está disponível.
Dos seis operadores que adquiriram licenças 5G, a MEO, NOS e Vodafone são as que têm anunciado avanços na cobertura, com as redes de 5ª geração disponíveis em todas as capitais de distrito do país. A Dense Air, NOWO e DIXAROBIL ainda estão em fase de preparação das redes e da oferta.