O projeto Hi5, financiado pelo CEF Digital, vai estender a alta velocidade das redes privadas 5G a uma área superior a 400 km2 para promover soluções inovadoras destinadas às indústrias e às smart cities. Procurando criar uma infraestrutura independente dos grandes operadores, a autoridade da região sul de França espera criar as condições ideais para novos casos de uso em áreas como segurança pública, cultura, mobilidade, serviços municipais ou tecnologias de última geração.
Hi5 é o nome da grande operação que a Toulouse Métropole, autoridade da região sul da França, colocou agora em marcha, esperando criar, nos próximos anos, novas ferramentas, test beds e aplicações tecnológicas destinadas às indústrias e à gestão dos serviços municipais. O plano passa por instalar uma infraestrutura 5G independente dos grandes operadores e suportada em redes privadas, bem como na combinação de diferentes modos de transmissão de dados, como fibra ótica e tecnologias 4G e 5G.
O investimento destina-se a criar uma plataforma de multisserviços que forneça acesso móvel de altíssima velocidade para possibilitar soluções inovadoras, melhorar serviços municipais e de mobilidade, bem como aumentar a segurança pública.
A iniciativa arrancou na área metropolitana de Toulouse após vencer, em janeiro de 2023, uma das 39 bolsas concedidas no âmbito da convocatória do programa Digital Connecting Europe Facility (CEF Digital), da Comissão Europeia.
A nova infraestrutura, lançada pela Nokia e pelo operador de telecomunicações Alsatis, cobrirá inicialmente uma área de 16 km2, servindo para testar a sua aplicabilidade e eficiência na segurança e nos serviços públicos digitais.
O test bed terá ainda como finalidade desenvolver clusters de inovação para empresas e indústrias da região que queiram beneficiar da alta velocidade do 5G para desenvolver serviços, produtos e tecnologias de última geração. O objetivo final, no entanto, passa por estender gradualmente a infraestrutura por toda a área metropolitana, cobrindo um território com 458,2 km2 onde vivem 1,3 milhões de habitantes.
“A Toulouse Métropole lançará, com seus parceiros, uma infraestrutura digital que protegerá as empresas da região da explosão nos custos operacionais associados às novas necessidades de conectividade”
Bertrand Serp, vice-presidente da Toulouse Métropole
Os casos de uso a serem implementados no âmbito desta iniciativa incluem áreas como conectividade e comunicação em grupo para eventos públicos, treino e formação para estudantes em aplicações 5G, conectividade de Banda Larga para áreas rurais ou com fraca cobertura de fibra, análise em tempo real de stream de vídeo para segurança da comunidade ou carregamento rápido de vídeo em carruagens de metro.
A conectividade de última geração permitirá, no concreto, melhorar a comunicação em grandes eventos desportivos e culturais, robustecer a segurança pública e serviços de emergência ou até captar e transmitir imagens em direto. Espera-se, inclusive, que as autarquias da área metropolitana de Toulouse possam desenvolver poderosos instrumentos de análise e resolução de problemas relacionados com a mobilidade, manutenção de equipamentos e espaços públicos, gestão de redes digitais e elétricas ou ainda lançar novos serviços em áreas como iluminação pública, recolha de resíduos, entre outros.
Com um investimento total superior a quatro milhões de euros, o projeto será parcialmente financiado pelo programa CEF Digital, iniciativa da Comissão Europeia que procura estimular o envolvimento dos sectores público e privado na execução de infraestruturas de conectividade digital.
Juntamente com outros instrumentos de financiamento, incluindo o Mecanismo de Recuperação e Resiliência e o InvestEU, o Digital Connecting Europe Facility foi criado para apoiar investimentos dedicados a infraestruturas de alto desempenho seguras, protegidas e sustentáveis – em particular redes Gigabit e 5G em todo o espaço comunitário.
A missão é considerada decisiva para alcançar a transformação digital da Europa até 2030, meta incluída na estratégia da Década Digital. O CEF Digital também visa contribuir para aumentar a capacidade e resiliência das infraestruturas de backbone digital em todos os territórios da União Europeia, sendo encarado, no sentido mais amplo, como determinante para a soberania da Europa nos próximos anos.