Até 2027, as tecnologias 5G vão chegar a quase 100 km de passagens subterrâneas com o intuito de assegurar sistemas de comunicação de emergência, sinal de telemóvel, Internet e rádio. O projeto representa um investimento de cerca de 10 milhões de euros e será totalmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
A Região Autónoma da Madeira conta com a maior rede de túneis rodoviários de Portugal. O recorde não se estende unicamente ao número, mas também à extensão das passagens subterrâneas que atravessam as montanhas das ilhas da Madeira e de Porto Santo, facilitando a mobilidade de residentes e visitantes. Nove dos dez túneis mais longos do país estão localizados na Madeira. Para se ter uma ideia, o túnel que liga o Faial a Santana, por exemplo, é o maior do país, com 3168 metros e o que faz a ligação entre Machico e Caniçal é, por seu turno, o maior túnel duplo, com 2100 metros.
Essas infraestruturas, todavia, representam grandes desafios não só para a segurança como para as necessidades de conectividade de quem as utiliza todos os dias. Construídas ao longo de décadas, são grandes obras de construção civil, que evoluíram com o progresso da engenharia, mas a robustez das suas galerias constitui um obstáculo técnico à cobertura e resiliência dos sistemas de comunicação de emergência. No interior dos túneis não é ainda possível ouvir a rádio no carro nem tão-pouco falar ao telemóvel sem constantes interrupções.
Esse é o motivo a justificar a empreitada que se encontra em curso para fazer chegar as tecnologias móveis 5G aos cerca de 100 km de estradas a percorrer os 145 túneis incluídos na rede rodoviária da região da Madeira. Garantir sistemas de comunicação de emergência ou a Frequência Modulada (FM), que possibilita ouvir rádio no interior destas grandes estruturas, são os principais objetivos do projeto que visa uma cobertura total do 5G até 2027.
O investimento total representa quase 10 milhões de euros a serem financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência com vista a garantir sinal de telemóvel, Internet e rádio. A primeira fase desta obra já se encontra a decorrer com os trabalhos a serem realizados nos túneis de Ponta do Sol, Marmeleiros e João Abel de Freitas, todos localizados na ilha da Madeira.
O global deste investimento é de 1,2 milhões de euros e, segundo o Governo Regional da Madeira, estes três túneis são os primeiros a serem intervencionados por serem os mais utilizados pela população do arquipélago, bem como os que apresentam uma cobertura de rede com maiores deficiências. O intuito passa, como tal, por melhorar os sinais de telemóvel e rádio, compatibilizando simultaneamente as comunicações de socorro com o SIRESP – Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal.
É igualmente intensão do Governo Regional adaptar as infraestruturas de telecomunicações a aplicações que vão ser desenvolvidas no futuro, nomeadamente, sistemas inteligentes de transporte que irão possibilitar a mobilidade cooperativa, conectada e automatizada.
Recorde-se, a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência para a Madeira, que estão previstas verbas no valor total de 561 milhões de euros. As subvenções a fundo perdido já foram validadas pela União Europeia e destinam-se a projetos a executar até 2026 em esferas tão distintas como digitalização nas áreas da saúde e da educação, eficiência energética, serviços de desenvolvimento de sistemas de informação ou transição digital na Justiça.
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📷 Crédito da imagem de abertura: Will Hedington, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons