O Hospital da Luz Lisboa é a “primeira infraestrutura de saúde” com 5G, resultado da parceria entre o Grupo Luz Saúde e a NOS e de um investimento que se estima vir a ser superior a 50 mil euros, como disse à Lusa o administrador executivo da NOS, Manuel Ramalho Eanes.
Esta parceria vai potenciar avanços tecnológicos nos cuidados de saúde e na investigação médica, ao nível de toda a estrutura de apoio do Hospital da Luz Lisboa, naquele que é o maior centro de simulação médica do país e que, brevemente, começará a receber alunos de medicina.
Na apresentação do primeiro hospital 5G em Portugal, foi demonstrado o potencial desta tecnologia com aplicações de Realidade Virtual e Aumentada, na formação médica e treino hospitalar. Numa fase inicial, com estas tecnologias será possível criar novos cenários e ambientes virtuais para formação, diagnóstico e tratamento.
As mesmas tecnologias serão utilizadas nos cuidados paliativos do hospital, como complemento às terapias habituais, seja numa lógica de tranquilização, como de estímulo sensorial.
Espera-se que o 5G venha a permitir também uma maior agilidade no funcionamento operacional e técnico do hospital, otimizando custos e tempo, e melhorando o serviço prestado.
Saiba mais no comunicado de imprensa associado a esta notícia.
Leia também: 5G em ação | E-Saúde