Portugal foi identificado como um dos “5G high performers” pela Ookla Insight Analysis, detentora do Speedtest, que analisa a relação entre o espectro e o desempenho 5G.
Com base nos dados do Speedtest, verifica-se uma variação significativa entre países na velocidade média 5G, sendo possível identificar quatro grupos: os líderes, os países com elevado desempenho, os países em melhoria e os afastados (ou fora dos valores típicos).
No desempenho dos países, de acordo com a velocidade média de download 5G, Portugal fica entre os 5 países de mais elevada performance, em conjunto com a Suécia, China, Chipre e Austrália, por fazer uma atribuição adequada de espectro para utilização 5G, o que ajuda a estimular o investimento em redes. Nestes países, o desempenho médio de download 5G costuma situar-se entre os 200 e os 300 Mpbs.
Este conjunto de “high performers” fica apenas atrás dos países líderes (Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Qatar, Arábia Saudita e Bulgária) pelo seu nível de densificação de rede.