A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo e a NOS divulgaram este mês a implementação do primeiro porto do país integralmente preparado para o 5G: o Porto de Leixões.
De acordo com dados da Associação dos Porto de Portugal, o Porto de Leixões é o segundo maior porto artificial do país, com um movimento anual de cerca de 20 milhões de toneladas de mercadorias, o que representa 20% do Comércio Externo Português por via marítima. Adicionalmente, a sua localização geográfica torna-o num ponto relevante ao nível das rotas nacionais e internacionais.
Segundo o comunicado da APDL, o objetivo é o de aumentar a competitividade deste porto ao nível Europeu, através de um aumento da eficiência e da segurança na gestão do mesmo. Para isso, serão utilizados drones 5G, realidade aumentada e a Internet das Coisas (IoT).
No caso dos drones, estes serão equipados com câmaras de vídeo em alta qualidade, permitindo monitorizar as operações de forma mais eficiente e em tempo real. Ao nível da segurança, os drones 5G também permitirão acompanhar as manobras de maior risco e responder mais rapidamente a eventuais incidências, bem como efetuar inspeções mais eficientes no local e com maior frequência.
O ambiente não foi deixado de parte, já que os drones permitirão também medir o impacto ambiental das operações efetuadas, através de sensores de ruído e de qualidade do ar.
A realidade aumentada e a IoT serão principalmente utilizadas em processos logísticos decorrentes das atividades portuárias.
Para saber mais, assista ao vídeo divulgado pela APDL e pela NOS: