A operadora aeroportuária Fraport e a NTT, líder mundial em fornecimento de serviços TI, planeiam construir, este ano, a maior rede privada 5G da Europa. A partir de 2023, a infraestrutura será gradualmente expandida em todas as instalações aeroportuárias, cobrindo uma área de 20 km2. A ampliação permitirá desenvolver projetos nas áreas da automação, robótica, sensores ou comunicação.
A operadora Fraport anunciou, esta semana, um acordo de parceria estratégica com a empresa japonesa NTT para construir a maior rede privada 5G da Europa. A rede será, até ao final deste verão, implementada numa zona específica do Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. O objetivo é contudo ambicioso e passa por cobrir, de forma gradual, toda a área aeroportuária, ao longo de 20 km2, tornando a infraestrutura acessível a outras empresas parceiras da operadora.
O programa de ampliação, agendado para 2023, irá beneficiar da elevada largura de banda e da baixa latência da rede 5G para acelerar projetos inovadores, como a condução autónoma nas zonas de estacionamento. A capacidade de transferência de dados em tempo real será também de enorme valor para aplicações a desenvolver como, por exemplo, a transmissão por vídeo dos dados de monitorização das instalações aeroportuárias recolhidos por robôs ou drones.
Wolfgang Standhaft, CIO da Fraport, explicou que a implementação de uma rede móvel autónoma representa um “marco” para a empresa: “Estamos a lançar as bases estratégicas que nos ajudarão a tornar as operações aeroportuárias ainda mais eficientes no futuro, graças à inovação e digitalização.” Os passos seguintes irão passar por, juntamente com a NTT, testar a tecnologia e desenvolver casos de usos, revelou o responsável, citado no comunicado da operadora alemã.
Quando se trata de desenvolver projetos de digitalização inovadores, em linha com os mais elevados padrões de velocidade e fiabilidade, o 5G é talvez a tecnologia mais importante, defendeu, por seu turno, Kai Grunwitz, Country Manager da NTT na Alemanha. Através desta rede privada, as duas empresas propõem criar “um novo sistema nervoso central” de conectividade, lançando os alicerces para desenvolver “soluções eficientes e casos de uso pioneiros que sejam referências para o futuro”, rematou.
Para avançar com a rede 5G, a Fraport recebeu a licença da autoridade reguladora de telecomunicações alemã BNetzA para operar a sua própria rede nas proximidades do aeroporto na faixa de 3,7 – 3,8 GHz.
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Sobre o Aeroporto de Frankfurt
Com cerca de 64 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Frankfurt é a placa giratória aérea mais importante da Alemanha e uma das três maiores da Europa. Inaugurado em julho de 1936, é também considerado o maior aeroporto de carga do mundo.