A cobertura 5G na região autónoma deverá atingir 98% da população já neste verão, podendo ajudar a impulsionar a competitividade das empresas e a melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
Saúde, Educação, Proteção Civil, Transportes, Mar ou Turismo são algumas das áreas-chave onde a Madeira pretende usar as tecnologias 5G para impulsionar o crescimento económico e social da região. A intensão foi dada a conhecer, no início desta semana, quando o Governo Regional e o operador NOS assinaram, no Funchal, o protocolo de cooperação para a transição digital.
A NOS, que já arrancou com a implementação da rede móvel de 5ª geração no arquipélago, irá dotar a região autónoma com o 5G até ao final do primeiro semestre deste ano. Prevendo um investimento de 12 milhões de euros, o operador espera chegar ao início do verão com uma cobertura de 98% da população.
Durante a cerimónia, o Presidente do Governo Regional salientou que o objetivo deste acordo passa sobretudo por desenvolver projetos com recurso a tecnologias de 5ª geração em áreas estratégicas, com vista a “aumentar a competitividade das empresas e a melhorar a qualidade de vida da população”, explicou Miguel Albuquerque, citado pela agência Lusa.
Destacando as mais-valias do 5G na economia da região, o governante colocou o foco no impacto que as tecnologias 5G poderão ter no dia a dia, permitindo que as operações digitais ocorram quase em tempo-real: “Num incêndio, por exemplo, os drones que estiveram a sobrevoar a zona sinistrada poderão transmitir aos bombeiros informações em tempo-real.”
Do outro lado, o CEO da NOS, Miguel Almeida, mostrou-se convencido de que “2022 é indiscutivelmente o ano do 5G” e que, por “feliz coincidência”, também marca os 30 anos em que o operador chegou ao arquipélago da Madeira.
Desde 2018 e, segundo o comunicado da NOS, o operador já investiu cerca de 40 milhões de euros em tecnologias fixas e móveis de última geração, que possibilitaram entregar uma” experiência de telecomunicações completa” em todo o arquipélago, bem como preparar a infraestrutura tecnológica para a chegada do 5G.
No âmbito da entrega da nova tecnologia à região da Madeira, a NOS também promoveu esta segunda-feira, 28 de março, a primeira Conferência 5G na região. Com o objetivo genérico de divulgar as potencialidades desta rede, o encontro serviu principalmente para destacar os impactos das tecnologias de 5ª geração na população, empresas e instituições.
Direcionada para a comunidade e entidades empresariais, o evento organizado pela NOS, no Pestana Casino Park Hotel, contou com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, do Administrador Executivo da NOS, Manuel Ramalho Eanes, de Luís Correia, Professor do Instituto Superior Técnico, de Sofia Vaz Pires, CEO da Ericsson, da Diretora Regional de Informática, Andreia Collard, entre outros convidados.
Leia o comunicado da NOS para informações adicionais.