O estudo “Connectivity & Beyond: How Telcos Can Accelerate a Digital Future for All” da consultora Boston Consulting Group (BCG) estima que o investimento na implementação do 5G na Europa deverá ascender a 150 milhões de euros no período 2020-2027. Segundo informação do sócio da BCG Portugal, José Ferreira, à Lusa, deste montante, a estimativa de investimento para Portugal é de 2,3 mil milhões de euros.
O mesmo estudo revela que a tecnologia 5G sozinha pode gerar um impacto positivo anual, em termos ambientais e económicos, de 113 mil milhões de euros no Produto Interno Bruto (PIB) europeu e 2,4 milhões de novos empregos, em 2025. Desses 113 mil milhões, mais de um terço deverá resultar do impacto positivo do 5G no setor automóvel (42 mil milhões de euros), seguido do impacto positivo dos locais de trabalho (31 mil milhões).
De acordo com a análise da BCG, um dos desafios da Europa diz respeito às capacidades digitais dos seus cidadãos, já que 42% dos europeus não têm capacidades digitais básicas, 9,5% nunca utilizou Internet e mais de metade das empresas (57%) enfrenta dificuldades em contratar profissionais na área tecnológica.
O estudo identifica ainda 5 áreas críticas em que as telecomunicações podem marcar a diferença e assumir um papel de liderança para benefício de toda a Europa. Essa áreas são as seguintes:
Para aceder à versão integral do estudo, consulte o site da ETNO.