Check-in e check-out concluídos em segundos através de reconhecimento facial, robôs disponíveis para conduzir os hóspedes aos quartos, entregar toalhas limpas ou refeições, jogos imersivos e recomendações personalizadas, tudo isso faz parte da revolução que o 5G trouxe para a indústria hoteleira.
Hotéis em várias partes do mundo estão agora a beneficiar de soluções avançadas que oferecem não somente experiências inovadoras aos clientes, como otimizam operações, custos e logística, poupando tempo e recursos. Ao abrir a porta a tecnologias emergentes como Inteligência Artificial, nuvem, big data e Internet das Coisas, a conectividade 5G está a mudar radicalmente esta atividade, com novos casos de uso e modelos de negócio.
Entremos então num dos hotéis da cadeia Aqua-Aston Hospitality, no estado americano do Havai, onde a plataforma inteligente de mensagens de texto conseguiu reduzir em 75% as filas de check-out, permitindo ainda agilizar todo o tipo de pedidos dos hóspedes. Além de responder às dúvidas e facilitar os registos de entrada e saída dos clientes, a tecnologia, conectada a uma rede privada 5G, tem sido usada para comunicar rapidamente atualizações sobre serviços, como atividades e entretenimento, encaminhar pedidos ou criar alertas sobre condições das estradas e do trânsito, serviços públicos disponíveis ou previsões meteorológicas.
A solução permite registar e atender todos pedidos sem passar pela receção. Os hóspedes podem, por exemplo, enviar mensagens de texto para avisar o hotel sobre o horário de chegada, solicitar informações sobre preços e alojamentos disponíveis, receber toalhas limpas, serviço de limpeza ou check-out tardio. Não é preciso sequer descarregar uma aplicação para utilizar a tecnologia. Assim que os contactos são fornecidos, os hóspedes recebem uma mensagem de texto convidando-os a comunicarem diretamente com a equipa do hotel através dos seus smartphones.
No Rolling Hills Hotel, em Seul, na Coreia do Sul, o robô da Hyundai é a mais recente aquisição que, a par dos funcionários humanos, atende os pedidos dos hóspedes. Basta para isso solicitar um serviço personalizado através de uma aplicação móvel para, em poucos minutos, ter à porta do quarto toalhas limpas, pequeno-almoço na cama, roupa encaminhada para a lavandaria ou qualquer outra incumbência que lhe seja atribuída.
O robô está conectado a uma rede 5G privada do hotel e é capaz de abrir e fechar portas, usar o elevador, percorrer de forma autónoma corredores, cozinhas entre outros espaços, conseguindo encontrar a rota mais célere e desviar-se de pessoas ou de objetos estáticos ou em movimento que se atravessam no seu caminho.
Os robôs fazem há vários anos parte da rotina do The InterContinental, na cidade chinesa de Shenzhen, o primeiro hotel 5G do mundo, inaugurado em abril de 2019. No piso de entrada, um robô espera pelos hóspedes ao lado do elevador para os conduzir até ao quarto. Dentro da suite, é possível jogar videojogos na sua capacidade máxima – resolução Ultra HD a 60 frames por segundo (fps) – sem necessidade de uma consola. Tudo é transmitido pela internet, de forma ininterrupta, para uma box Android.
No espaço contíguo ao quarto, está montado um simulador de barco a remo que substitui os equipamentos de ginásio. Graças a uns óculos de Realidade Virtual, o treino é imersivo e realista. Há até um depósito de água, na parte da frente do simulador, que gera o som da água sempre que deteta o movimento dos remos. No espaço que funciona como escritório, o sistema operativo está na nuvem, substituindo o PC por um computador virtual e no qual se pode executar qualquer programa.
A inovação já chegou também a Espanha, com o Hotel Meliá Madrid Serrano a tornar-se, no início de 2023, na primeira unidade hoteleira do país com conectividade assegurada por 5G SA (Stand-alone) e corte de rede (Slicing Network). A solução permite oferecer uma rede segmentada na qual são suportados vários serviços com diferentes capacidades de rede.
Com isso, o hotel pode contar com câmaras de monitorização, comunicação para funcionários, transmissão 5G de streaming de vídeo em conferências ou conectividade ininterrupta em eventos com alta concentração de utilizadores. Entre as valências mais inovadoras, encontra-se a aplicação de tradução simultânea, que permite traduzir mais de 80 idiomas escritos e 28 falados. O serviço, projetado para facilitar a comunicação entre duas pessoas, recorre a um auricular que traduz em tempo real as frases ditas por cada uma delas, além de enviar para o smartphone uma versão da conversa em texto.
Os eventos promovidos pela indústria hoteleira são precisamente uma das áreas a atravessar grandes transformações. É o caso do InterContinental Hotels Group, em Nova Iorque ou em Chicago, que conta atualmente com uma tecnologia de Realidade Aumentada para agilizar o planeamento de seminários, colóquios, reuniões ou conferências de imprensa a acontecer nas suas unidades.
Ancorada numa rede privada 5G, a solução, denominada de XR Event Planner, coloca lado a lado gestores, fornecedores e equipa de comerciais dos hotéis numa réplica virtual de uma instalação, permitindo visualizar e configurar remotamente o layout de um espaço em tempo real. A aplicação recria em 3D salões, auditórios ou anfiteatros, com as suas características arquitetónicas específicas e detalhes precisos como iluminação, tapetes, mesas ou padrões de tecido.
Utilizando smartphones ou tablets, é possível modificar os layouts das salas, experimentar diferentes posições para mesas, cadeiras, palcos ou decoração – tudo enquanto a equipa colabora à distância, acrescentando notas e observações para os colegas responsáveis pela organização do evento. A ferramenta permite aos hotéis fechar os contratos de eventos mais rapidamente e aumentar a produtividade, enquanto ajuda os clientes a experimentar os espaços sem necessidade de deslocação.
São apenas alguns casos de uso a entrar no dia a dia das unidades hoteleiras. A transformação tecnológica e digital, provocada com a chegada do 5G, tem ainda poucos anos, mas evolui rapidamente e à medida que o sector descobre e se adapta aos recursos e soluções de última geração.
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